A vacinação contra a covid-19 e gripe nas farmácias custará ao Serviço Nacional de Saúde cerca de 11,5 milhões de euros, estimou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, considerando “inaceitável” a transferência de dinheiro do SNS para os privados.

“A recente decisão do governo de entregar às farmácias a vacinação dos maiores de 60 anos é inaceitável”, critica em comunicado o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, recordando que, durante a pandemia, o SNS, através dos centros de saúde, conseguiu assegurar a vacinação da população contra a covid-19 e a gripe, em múltiplas doses.

Citando a Presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF), Ema Paulino, o SEP refere que as farmácias irão receber entre 1,7 a 2,3 milhões de vacinas contra a gripe e a mesma quantidade de vacinas contra a covid-19, num total de entre 3,4 e 4,6 milhões de vacinas.

“Se tivermos em conta que o SNS irá pagar 2,5 euros por cada vacina administrada, estima-se que o custo possa atingir os 11,5 milhões de euros”, salienta o SEP, sublinhando que é uma verba entregue ao setor privado “sem qualquer justificação” e que é necessária para investir no SNS.

“Tendo em conta a experiência anterior e considerando que a vacinação é muito mais do que uma tarefa, é uma intervenção que requer rigor, competência de quem a administra e conhecimentos científicos para poder atuar no caso de existir alguma intercorrência, consideramos que a opção do Governo não é a mais segura para os utentes”, advertiu o sindicato.

“Só falta mesmo confirmar se as farmácias vão receber as vacinas primeiro que os centros de saúde”, remata o SEP.

A campanha de vacinação contra a covid-19 e a gripe vai começar em 29 de setembro e abrange maiores de 60 anos, residentes em lares, profissionais de saúde, trabalhadores dos lares e doentes crónicos, sendo que pela primeira vez as farmácias vão administrar a vacina contra a covid-19, que será dada em simultâneo com a vacina da gripe, a maiores de 60 anos sem doenças crónicas.

Leia também...

Município de Santarém apoia Clube de Ténis

O Município de Santarém atribuiu um apoio financeiro no valor de 12.500€ ao Clube de Ténis de Santarém. O Clube de Ténis de Santarém…

Distrital do PSD de Santarém apresenta moção sectorial sobre agricultura

A moção que a distrital de Santarém do PSD vai apresentar ao Congresso Nacional do partido propõe a criação de um Polo de Inovação…

“Temos que ter a certeza de que o animal vai bem quando é adoptado”

A Associação Scalabitana de Protecção de Animais (ASPA), em Santarém, foi fundada no dia 28 de Junho de 1982, por um grupo de cinco…

“Vejo este livro como uma oportunidade para alargar o registo, escrito e publicado, da história, cultura e tradições populares da região”

“Serranos, Campinos e Bairrões – Etnografia e Falares do Ribatejo”, a nova obra literária de Francisco Santos Serra Frazão e Luís Duarte Melo foi…