A administração em simultâneo das vacinas contra a gripe e a covid-19 arranca hoje em Portugal, com a Direção-Geral da Saúde (DGS) a prever vacinar cerca de dois milhões de pessoas nessa modalidade.

A directora-geral da Saúde Graça Freitas garantiu, na sexta-feira, que está “tudo preparado” para a co-administração das duas vacinas a pessoas com 65 ou mais anos a partir de hoje, uma prática realizada em Portugal e no mundo, no âmbito dos programas nacionais de vacinação, que visa optimizar os esquemas vacinais recomendados.

A DGS avançou que os dados disponíveis analisados pela Comissão Técnica de Vacinação contra a covid-19, que incluem os resultados da reunião do grupo de peritos da Organização Mundial da Saúde em matéria de vacinação, mostram que existe um perfil de segurança aceitável após a toma das duas vacinas.

Além disso, a informação disponível sugere a manutenção da eficácia de ambas as vacinas, uma vez que, até à data, não existe evidência de alteração da resposta imunológica.

A administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 está a decorrer em Portugal, com prioridade aos idosos com 80 e mais anos e utentes de lares e de cuidados continuados e abrangendo, nesta fase, as pessoas com 65 ou mais anos.

Leia também...

Hospital de Santarém passa a comunicar resultado dos testes à covid-19 por SMS

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) implementou, no final do passado mês…

HDS lança campanha de sensibilização para o recurso adequado às urgências

O Hospital Distrital de Santarém (HDS), em parceria com o Agrupamento de…

Miguel Castanho diz que não há motivo para preocupação acrescida com variante Delta Plus

O investigador Miguel Castanho considera que, pela transmissão minoritária em Portugal, não…

Rastreio Nacional da Voz Artística passa por Santarém, dias 20 e 21 na USF de São Domingos

O rastreio nacional da voz artística estará em Santarém, nos próximos dias…