Foto Ilustrativa
Foto Ilustrativa

Os vereadores da oposição na Câmara de Leiria, liderada por Gonçalo Lopes (PS), defenderam hoje que o novo aeroporto deve ser em Santarém, pois é “a melhor opção para Portugal”.

Álvaro Madureira e Daniel Marques, vereadores independentes, eleitos pelo PSD, e Branca Matos, vereadora do PSD, emitiram um comunicado conjunto, após a reunião de executivo apontando Santarém em alternativa a Monte Real.

“Em virtude de [Base Aérea 5] Monte Real não ter sido considerado como opção para a fase seguinte, pela Comissão Técnica Independente”, os vereadores “defendem e apoiam que o novo aeroporto de Lisboa seja construído em Santarém, sendo o mais vantajoso para Portugal”.

A posição dos autarcas é fundamentada por ficar a “cerca de 60 quilómetros de distância de Leiria, servir a população a norte do Tejo e a população de Leiria e as suas empresas”.

Os vereadores acrescentam que a localização de Santarém também serve Fátima, Tomar, Beira Interior e Lisboa.

“É um investimento privado, tem bons acessos, com a autoestrada número 1 [A1] e a ferrovia, com a Linha do Norte, a passarem nas proximidades”, destacam.

Segundo Álvaro Madureira, Branca Matos e Daniel Marques, esta localização “tem um impacto ambiental reduzido”.

Além disso, a “maioria da população encontra-se a norte do rio Tejo” e a “construção do novo aeroporto em Santarém será um polo âncora para o desenvolvimento da região e de Portugal”.

Nesse sentido, os vereadores “convidam os autarcas da região e da zona Centro a defenderem e a apoiarem a construção do novo aeroporto de Lisboa em Santarém”.

Leia também...

Estúdio de Hollywood procura figurantes para gravação de filme em Tomar

Remuneração de 80 euros por dia.

Círculo Cultural Scalabitano celebra Junho “Mês da Criança”

O Círculo Cultural Scalabitano (CCS) vai promover, em Junho, uma programação semanal num espaço comercial da cidade de Santarém dedicada às crianças, proporcionando “momentos…

Ex-presidente da Associação de Defesa do Património de Santarém destaca potencial arqueológico em escombros de derrocada

O antigo presidente da Associação de Defesa do Património de Santarém, Vasco Serrano, considera necessária uma intervenção arqueológica no sítio onde colapsaram recentemente estruturas…

PJ ultrapassou barreira dos 2.000 investigadores e baixou média de idades para 40 anos

O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ) destacou hoje que esta polícia ultrapassou a barreira dos 2.000 investigadores e baixou a média de idade…