No passado sábado, dia 9, a União de Freguesias de São Vicente do paúl e Vale de Figueira recebeu a chegada do VI Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo e da Nossa Sra do Tejo e Avieiros, na Barreira da Bica – Vale de Figueira.

A União de Freguesias convidou a população e, apesar da chuva e do mau tempo que se fez sentir, a população aderiu, fazendo um lanche/almoço partilhado e confraternizando. Partilhou-se comida, partilharam-se chapéus de chuva e até toalhas de mesa para protecção da chuva. Outros nem se importaram e deixaram-se simplesmente molhar, mas o convívio e o receber os bateiras e a benção da Nossa Senhora falou mais alto.

Muitos foram aqueles que permaneceram e alguns até embarcaram até à Ribeira de Santarém. Pelo caminho, também apanharam muita chuva, mas chegaram, uma pequena amostra das dificuldades pelas quais passou a cultura avieira.

Também as Associações da União de Freguesias e arredores acederam a participar; foi o caso da CSF SVP e VF – Comissão Social de Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira, do Agrupamento 1040 de Escuteiros de Vale de Figueira, do CASV – Clube de Andebol São Vicentense, dos Amigos do Alviela, do Grupo Motard Bispos do Asfalto e do do GDSP – Grupo de Dadores de Sangue de Pernes.

Estiveram presentes Ricardo Costa eFrancisco Oliveira, presidente e tesoureiro do executivo da união de freguesias e Susana Veiga Branco, presidente da assembleia de freguesia.

Com o recente roubo do grelhador que a união de freguesias tinha colocado na Barreira da Bica, um grelhador feito em alvenaria, lamentado pelo presidente, teve a junta que levar outro, portátil, assim como um churrasco que ofereceram à população, conjuntamente com os petiscos que a população levou. Os escuteiros levaram a música “Nossa Senhora do Tejo”, de José Cid, que passaram aquando da chegada da Nossa Senhora.

“Por entre o cinza da chuva, “café de velha” quentinho e bolos de especiarias, o fumo do grelhador e o sol que por alguns segundos espreitava, ofereceram-se flores à Nossa Senhora, rezou-se e no silêncio interior de cada um pediu-se a Nossa Senhora protecção e que olhasse por todos nós”, refere nota desta união de freguesias.

O Cruzeiro Religioso do Tejo é organizado pela CIT – Confraria Ibérica do Tejo, e percorre o rio desde Malpica do Tejo até Oeiras.

Leia também...

Santarém acolhe de “braços abertos” Concerto de Órgão e Orquestra

  Santarém acolheu sábado, dia 17 de Novembro, de “braços abertos”, o…
Foto de Arquivo

Aurélio Lopes lança livro no próximo dia 26 de Junho na Casa do Brasil

Aurélio Lopes vai lançar o livro “De Atégina a Maria; O sagrado…

‘Manifestival’ volta a animar Manique do Intendente no dia 25 com entradas gratuitas

A Associação Manifestival vai realizar pelo terceiro ano consecutivo o Manifestival 2018,…

António Ceia da Silva anuncia aposta na certificação do Torricado d’Azambuja

O Município de Azambuja e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo…