A praça de toiros da Chamusca comemora este ano o seu centenário e vai receber várias celebrações ao longo dos próximos meses, entre as quais o festival misto de beneficência, a 6 de Abril.

A Santa Casa da Misericórdia da Chamusca, entidade proprietária da praça, em conjunto com associações locais e com a Câmara Municipal, prepararam um vasto programa, que inclui exposições, lançamento de livros, workshops, colóquios e o Congresso Internacional de Tauromaquia.

Nuno Castelão, Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Chamusca, realça a importância do acontecimento e destaca que 2019 deve ser um ano que deve ficar na memória da Chamusca.

O grande objectivo, segundo Paulo Queimado, Presidente da Câmara da Chamusca, é unir o povo da vila e os aficionados em torno da festa.

Paulo Queimado refere ainda o exemplo da Chamusca em termos culturais e tradicionais a nível nacional.

O centenário da praça de toiros da vila terá quatro corridas de toiros e um vasto programa que inclui conferências, eventos taurinos e culturais.

Conheça aqui o programa:

No dia 6 de Abril, depois da eliminatória do Concurso “Vem Tourear”, realiza-se um festival taurino de beneficência a favor da Santa Casa da Misericórdia no qual actuarão os cavaleiros António Ribeiro Telles, João Salgueiro, João Salgueiro da Costa e António Ribeiro Telles (Filho), os matadores Francisco Rivera Ordoñez “Paquirri”, José António “Morante de la Puebla” e Manuel Jesus “El Cid” e o jovem novilheiro Vasco Veiga. Serão lidados novilhos e toiros de diversas ganadarias. As pegas estarão a cargo dos Grupos de Forcados Amadores da Chamusca e do Aposento da Chamusca, capitaneados, respectivamente, por Nuno Marecos e por Pedro Coelho dos Reis.

A 20 de Abril terá lugar o lançamento do livro “A Inglesa e o Marialva”, de Clara Macedo Cabral, após o que se segue um workshop taurino.

A 18 de Maio será inaugurada uma exposição do artista plástico Rui Fernandes e a 29 de Maio terá lugar um workshop intitulado “Ascensão”. Já a 30 de Maio realizar-se-á a primeira corrida da Feira da Ascensão e a segunda terá lugar a 1 de Junho. De 12 a 14 de Julho decorrerá o Congresso Internacional de Tauromaquia.

No dia 3 de Agosto tem lugar a Corrida do Centenário e será inaugurada a escultura “O Toiro”, da autoria do escultor goleganense Rui Fernandes.

Nos dias 7 e 8 de Setembro decorre uma mostra de cinema taurino e depois regressa o evento “Eh Toiro!”, que inclui a já habitual corrida de toiros. No mês de Outubro a praça de toiros da Chamusca receberá a final do Circuito Nacional de Recortadores e em Novembro haverá um espectáculo de encerramento das comemorações, durante o qual se fará a entrega de troféus aos triunfadores da temporada. Para os dias 16 e 17 de Novembro estão previstos colóquios sobre a temática tauromáquica, nos quais intervirão diversos oradores.

As comemorações encerram em Dezembro com um grande espectáculo que reunirá todos os artistas da região e no qual serão entregues os troféus aos triunfadores da temporada.

Leia também...

Jornal do 128.º Aniversário do Correio do Ribatejo distribuído esta manhã

A edição do 128.º Aniversário do Jornal Correio do Ribatejo foi distribuída…

SL Cartaxo cai na pré-eliminatória da Taça do Ribatejo. Oitavos-de-final jogam-se a 19 de Janeiro

A pré-eliminatória da Taça do Ribatejo jogou-se no passado domingo 29 de…

Rio Maior com orçamento de 28,2 milhões de euros em 2021

O orçamento da Câmara de Rio Maior, cresce em 2021 cerca de…

Exclusivo | Samantha Fox fala sobre o concerto deste sábado na FNA

A Correio do Ribatejo falou em exclusivo com Samantha Fox, artista convidada…