A praça de toiros da Chamusca comemora este ano o seu centenário e vai receber várias celebrações ao longo dos próximos meses, entre as quais o festival misto de beneficência, a 6 de Abril.

A Santa Casa da Misericórdia da Chamusca, entidade proprietária da praça, em conjunto com associações locais e com a Câmara Municipal, prepararam um vasto programa, que inclui exposições, lançamento de livros, workshops, colóquios e o Congresso Internacional de Tauromaquia.

Nuno Castelão, Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Chamusca, realça a importância do acontecimento e destaca que 2019 deve ser um ano que deve ficar na memória da Chamusca.

O grande objectivo, segundo Paulo Queimado, Presidente da Câmara da Chamusca, é unir o povo da vila e os aficionados em torno da festa.

Paulo Queimado refere ainda o exemplo da Chamusca em termos culturais e tradicionais a nível nacional.

O centenário da praça de toiros da vila terá quatro corridas de toiros e um vasto programa que inclui conferências, eventos taurinos e culturais.

Conheça aqui o programa:

No dia 6 de Abril, depois da eliminatória do Concurso “Vem Tourear”, realiza-se um festival taurino de beneficência a favor da Santa Casa da Misericórdia no qual actuarão os cavaleiros António Ribeiro Telles, João Salgueiro, João Salgueiro da Costa e António Ribeiro Telles (Filho), os matadores Francisco Rivera Ordoñez “Paquirri”, José António “Morante de la Puebla” e Manuel Jesus “El Cid” e o jovem novilheiro Vasco Veiga. Serão lidados novilhos e toiros de diversas ganadarias. As pegas estarão a cargo dos Grupos de Forcados Amadores da Chamusca e do Aposento da Chamusca, capitaneados, respectivamente, por Nuno Marecos e por Pedro Coelho dos Reis.

A 20 de Abril terá lugar o lançamento do livro “A Inglesa e o Marialva”, de Clara Macedo Cabral, após o que se segue um workshop taurino.

A 18 de Maio será inaugurada uma exposição do artista plástico Rui Fernandes e a 29 de Maio terá lugar um workshop intitulado “Ascensão”. Já a 30 de Maio realizar-se-á a primeira corrida da Feira da Ascensão e a segunda terá lugar a 1 de Junho. De 12 a 14 de Julho decorrerá o Congresso Internacional de Tauromaquia.

No dia 3 de Agosto tem lugar a Corrida do Centenário e será inaugurada a escultura “O Toiro”, da autoria do escultor goleganense Rui Fernandes.

Nos dias 7 e 8 de Setembro decorre uma mostra de cinema taurino e depois regressa o evento “Eh Toiro!”, que inclui a já habitual corrida de toiros. No mês de Outubro a praça de toiros da Chamusca receberá a final do Circuito Nacional de Recortadores e em Novembro haverá um espectáculo de encerramento das comemorações, durante o qual se fará a entrega de troféus aos triunfadores da temporada. Para os dias 16 e 17 de Novembro estão previstos colóquios sobre a temática tauromáquica, nos quais intervirão diversos oradores.

As comemorações encerram em Dezembro com um grande espectáculo que reunirá todos os artistas da região e no qual serão entregues os troféus aos triunfadores da temporada.

Leia também...

Quatro partidos notificados por candidaturas violarem lei da paridade em Santarém

Dezassete dos 19 partidos concorrentes às eleições legislativas de 6 de Outubro pelo círculo de Santarém foram notificados para suprirem irregularidades, quatro dos quais…

Apostador venceu o M1lhão em Santarém

A combinação vencedora do prémio M1lhão, no valor de um milhão de euros, saiu a um apostador que registou o boletim no distrito de…

Autarcas do Médio Tejo aprovam moção para estudo de viabilidade de aeroporto regional

Os autarcas da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) aprovaram por unanimidade uma moção que visa avançar para a elaboração dos estudos necessários à…

Cavalos de João Telles distinguidos pela APSL

O “Gaiato”, ferro do criador Manuel Mendes de Assunção Coimbra, no escalão de Consagrados, e o “Martini”, ferro de Manuel Braga, no de Debutantes,…