O médico Custódio Fidalgo, director da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Santarém foi o primeiro profissional de saúde a receber a imunização contra a Covid-19 nesta unidade de saúde.
O plano de vacinação no Hospital de Santarém arrancou hoje, prevendo abranger 275 profissionais de saúde que trabalham na linha da frente.
Para esta primeira fase, que ficará concluída pelas 8 da noite, foram preparados quatro postos de vacinação e mobilizados nove enfermeiros, entre os quais um da área da Emergência, dois assistentes operacionais e um médico que ficará em permanência para dar resposta a eventuais efeitos adversos que possam ocorrer.
Para a direcção do Hospital, trata-se de um ‘dia histórico’: mais um marco na luta contra esta pandemia. Convém, contudo, não abrandar as medidas de protecção, como adverte Ana Infante.
Dentro de três semanas, as 275 pessoas que hoje foram inoculadas vão receber a segunda dose da vacina, havendo a expectativa que, em breve, cheguem doses para outros mil profissionais da unidade que também se inscreveram para serem vacinados.
Portugal entrou hoje no quarto dia da campanha de vacinação contra a covid-19, que arrancou no domingo nos centros hospitalares universitários do Porto, de Coimbra, de Lisboa Norte e de Lisboa Central.
O plano prevê que sejam vacinados até Abril cerca de 950 mil pessoas dos grupos prioritários definidos pelo grupo de trabalho: pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas, utentes e trabalhadores de lares e profissionais de saúde e de serviços essenciais.
A primeira fase de vacinação prolonga-se até final de Março de 2021, tem prevista a chegada de 1,2 milhões de doses de uma vacina que é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada pelo Serviço Nacional de Saúde.