O Hospital Distrital de Santarém (HDS) esteve em destaque na Sessão de Boas Práticas do 37º Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) da AESE Business School, em Lisboa, que teve lugar a 9 de Junho, tendo sido apresentados diversos projectos de boas-práticas em curso na unidade hospitalar.

Ana Infante, presidente do Conselho de Administração do HDS, começou por efectuar uma apresentação do hospital, destacando as áreas de diferenciação, os investimentos feitos e os projectos para o futuro.

Por sua vez, Yahia Abuowda, responsável pela Unidade de Hospitalização Domiciliária, fez um balanço do projeto que lidera e que completa este mês de Junho dois anos.

Já o director do Serviço de Pneumologia do HDS, Gustavo Coimbra dos Reis, falou sobre a telemonitorização de casos de doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e de doentes com insuficiência cardíaca, projectos recentemente implementados que envolvem um conjunto de doentes que são seguidos à distância nas suas próprias casas.

PUBLICIDADE

Abordou ainda o acompanhamento a médio e longo prazo dos doentes covid por uma equipa multidisciplinar constituída por clínicos das especialidades de Medicina Interna, Pneumologia, Cardiologia, Fisiatria e Infeciologia, num esquema de One Day Clinic.

A enfermeira Carla Ferreira, do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, centrou a sua apresentação nas oficinas inclusivas, que visam dar respostas de inclusão socioprofissional e a desmistificação da barreira do estigma associado à doença mental.

Por fim, o enfermeiro Jorge Martins focou as potencialidades do SClinico, sistema informático desenvolvido pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) para as instituições do Serviço Nacional de Saúde.

PUBLICIDADE
Leia também...

Só Coruche e Sardoal escapam ao recolher obrigatório às 13h00 no fim-de-semana

Os concelhos de Coruche e Sardoal são os únicos, no Distrito de…

Hospital de Santarém no limite da capacidade de internamento de doentes covid

O Hospital Distrital de Santarém atingiu o limite da sua capacidade prevista…

Hospital de Santarém esgotou capacidade de internamento em enfermaria

O Hospital de Santarém esgotou a capacidade de internamento em enfermaria para…

Tratamento do cancro da mama no HDS novamente reconhecido a nível internacional

A Unidade de Senologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) viu renovada…