De 3 a 9 de Setembro, a Casa do Campino, em Santarém, recebe a grande “Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo” naquela que é a 60ª edição do Festival “Celestino Graça”.

Ludgero Mendes, director do Festival, não tem dúvidas que a edição deste ano “consolidará o novo ciclo” na vida do certame, iniciado com o seu regresso ao “chão sagrado que o viu nascer”, o Campo Infante da Câmara e a Casa do Campino, “espaço de grande valor simbólico” onde ocorrem quase todos os momentos da programação.

Numa organização do Grupo Académico de Danças Ribatejanas, em parceria com a Câmara Municipal e a Liga dos Amigos do Festival Celestino Graça, o certame inclui espectáculos de Fado, Folclore nacional e internacional, música popular, bandas filarmónicas, concertinas, para além de exposições de artesanato e de fotografia e mostra gastronómica.

Este ano, e como “grande novidade”, assiste-se à recuperação do Festival Infantil de Folclore, designado de “Cidade de Santarém”, pois, como explica Ludgero Mendes, “as crianças que andam nos grupos de folclore são a nossa esperança de que o projecto de salvaguarda das nossas tradições não se perca nos anos mais próximos”.

Nesta edição do Festival “Celestino Graça” participam seis grupos folclóricos estrangeiros, em representação de Argentina, Brasil, Colômbia, Croácia, Espanha e Sérvia, e nove grupos folclóricos portugueses, em representação do Douro Litoral, da Beira Alta, da Beira Baixa, da Alta Estremadura, do Ribatejo e do Algarve.


Leia também...

Falta de unanimidade obriga CIM da Lezíria a recusar competência que já exerce

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) vai rejeitar as novas competências previstas nos diplomas da descentralização, mesmo as que incidem sobre matérias…

Testes à covid-19 suspensos no Hospital de Santarém

A administração do Hospital de Santarém suspendeu a realização de testes ao novo coronavírus durante este fim-de-semana, anunciando que as colheitas serão retomadas segunda-feira…

Idosos infectados com covid-19 obrigam a evacuação e desinfecção de Lar em Torres Novas

Três casos de infecção por Covid-19 obrigou à evacuação de dezenas de idosos do Lar do Centro de Assistência Paroquial de Pedrogão, na manhã…

VÍDEO | Padre missionário retido no Japão relata experiência durante a pandemia

O Padre Marco Casquilho, natural de Vila Nova da Barquinha, está retido no Japão devido à pandemia da covid-19. Num vídeo publicado pela Diocese…