De 3 a 9 de Setembro, a Casa do Campino, em Santarém, recebe a grande “Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo” naquela que é a 60ª edição do Festival “Celestino Graça”.

Ludgero Mendes, director do Festival, não tem dúvidas que a edição deste ano “consolidará o novo ciclo” na vida do certame, iniciado com o seu regresso ao “chão sagrado que o viu nascer”, o Campo Infante da Câmara e a Casa do Campino, “espaço de grande valor simbólico” onde ocorrem quase todos os momentos da programação.

Numa organização do Grupo Académico de Danças Ribatejanas, em parceria com a Câmara Municipal e a Liga dos Amigos do Festival Celestino Graça, o certame inclui espectáculos de Fado, Folclore nacional e internacional, música popular, bandas filarmónicas, concertinas, para além de exposições de artesanato e de fotografia e mostra gastronómica.

Este ano, e como “grande novidade”, assiste-se à recuperação do Festival Infantil de Folclore, designado de “Cidade de Santarém”, pois, como explica Ludgero Mendes, “as crianças que andam nos grupos de folclore são a nossa esperança de que o projecto de salvaguarda das nossas tradições não se perca nos anos mais próximos”.

Nesta edição do Festival “Celestino Graça” participam seis grupos folclóricos estrangeiros, em representação de Argentina, Brasil, Colômbia, Croácia, Espanha e Sérvia, e nove grupos folclóricos portugueses, em representação do Douro Litoral, da Beira Alta, da Beira Baixa, da Alta Estremadura, do Ribatejo e do Algarve.


Leia também...

Mulher e duas crianças feridas após atropelamento

Uma mulher em estado grave e duas crianças com ferimentos ligeiros foi o resultado de um atropelamento ocorrido no domingo, 1 de Março, na…

Autarca de Samora Correia confirma aterro ilegal em terreno de instituição que dirige

Centenas de toneladas de terras e inertes foram despejadas numa zona classificada como Reserva Ecológica Nacional (REN), junto ao rio Sorraia, no Porto Alto,…

Biblioteca Municipal da Chamusca acolhe Mercado do Livro Usado

Iniciativa decorre até 29 a novembro e promove o acesso à leitura através da reutilização de livros A Biblioteca Municipal da Chamusca acolhe, até…

Tudo a postos para o Bons Sons 2018

Como chegar, onde ficar e o que fazer. Depois de meses de espera, o BONS SONS arranca esta semana. Em Cem Soldos, fazem-se os últimos…