Portugal entrou no domingo em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência. Agora, o regresso à “nova normalidade” será lento e faseado. Esta segunda-feira, primeiro dia do plano de desconfinamento, foi marcado pela abertura de alguns ramos de comércio.

O movimento na cidade de Santarém começa, progressivamente, a aumentar. No centro histórico, as poucas pessoas que por ali circulavam utilizavam, na sua maioria, máscaras de protecção, para evitar a propagação da covid-19, apesar de o seu uso só ser obrigatório em situações específicas.

Depois de uma paragem nos negócios decretada pela situação de emergência vivida no país, vários comerciantes da zona mais antiga da cidade regressaram hoje ao trabalho e abriram as lojas a um período de “incertezas” e marcado por cuidados redobrados em termos de segurança.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância activa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

Leia também...

Hotelaria e turismo da região promovem-se em feira digital da NERSANT

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém vai realizar de 1 a 31 de Julho, mais um certame digital, desta vez direccionado…

“O Tejo é a região vitivinícola que percentualmente mais irá crescer em volume de vinho certificado”

Luís de Castro considera 2019 um ano “regular” e que o ‘selo de qualidade’ dos vinhos do Tejo está a “aumentar exponencialmente”. Atento às…

Autarquia de Santarém apoia criação de 50 postos de trabalho na região

A empresa ‘Trilho Saloio’ está a desenvolver plantações de olival e de nogueiras e pretende expandir a produção, o que vai levar à criação…

Pilar Listening Bar, um espaço feito de discos a rodar e copos bem servidos

Ouvir um disco de vinil com atenção, enquanto se bebe um bom copo de vinho e se prova um cocktail sem pressa, agora é…