Portugal entrou no domingo em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência. Agora, o regresso à “nova normalidade” será lento e faseado. Esta segunda-feira, primeiro dia do plano de desconfinamento, foi marcado pela abertura de alguns ramos de comércio.

O movimento na cidade de Santarém começa, progressivamente, a aumentar. No centro histórico, as poucas pessoas que por ali circulavam utilizavam, na sua maioria, máscaras de protecção, para evitar a propagação da covid-19, apesar de o seu uso só ser obrigatório em situações específicas.

Depois de uma paragem nos negócios decretada pela situação de emergência vivida no país, vários comerciantes da zona mais antiga da cidade regressaram hoje ao trabalho e abriram as lojas a um período de “incertezas” e marcado por cuidados redobrados em termos de segurança.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância activa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

Leia também...

Trabalhadores pedem adiamento do fecho da central a carvão do Pego

Os trabalhadores da Central Termoelétrica do Pego, em Abrantes, a única ainda a funcionar a carvão em Portugal, exigiram ao Governo que “reverta a…

Apicultores obrigados a declarar colmeias em Setembro

Os apicultores estão obrigados a declarar os apiários de 1 a 30 de Setembro, segundo uma nota divulgada pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária…

Startup Santarém apresenta linhas de crédito para financiamento de micronegócios

A Startup Santarém vai dar a conhecer aos empreendedores e microempresas da região do Ribatejo, as linhas de crédito para financiamento do seu negócio.…

VÍDEO | Agrogarante promove debate “Inovação e Competitividade” na FNA

A Agrogarante – Sociedade de Garantia Mútua dinamizou na tarde de terça-feira, dia 11 de Junho, o Forum “Conversas de Agricultura em Santarém”, subordinado…