Portugal entrou no domingo em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência. Agora, o regresso à “nova normalidade” será lento e faseado. Esta segunda-feira, primeiro dia do plano de desconfinamento, foi marcado pela abertura de alguns ramos de comércio.

O movimento na cidade de Santarém começa, progressivamente, a aumentar. No centro histórico, as poucas pessoas que por ali circulavam utilizavam, na sua maioria, máscaras de protecção, para evitar a propagação da covid-19, apesar de o seu uso só ser obrigatório em situações específicas.

Depois de uma paragem nos negócios decretada pela situação de emergência vivida no país, vários comerciantes da zona mais antiga da cidade regressaram hoje ao trabalho e abriram as lojas a um período de “incertezas” e marcado por cuidados redobrados em termos de segurança.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância activa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

Leia também...

Feiras de Almeirim regressam em Julho

A Feira Mensal e a Feira de Velharias de Almeirim regressam no próximo mês de Julho à cidade. A Feira Mensal tem data de…

Viver Santarém promove conferência online para debater problemas da restauração

A empresa municipal Viver Santarém vai promover no próximo dia 11 de Maio, pelas 21h30, a conferência online ‘Restauração, como existir e resistir?’. A…

Nersant fomenta o empreendedorismo junto de população desempregada de Alcanena

A Câmara Municipal de Alcanena, através do seu Gabinete de Inserção Profissional (GIP) e CLDS 4G local, reuniu no dia 18 de Maio, no…

CAP e Sindicato fecham acordo para a actualização da tabela salarial na Agricultura

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e o sindicato da agricultura chegaram a acordo sobre a tabela salarial do sector para 2022, que…