Portugal entrou no domingo em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência. Agora, o regresso à “nova normalidade” será lento e faseado. Esta segunda-feira, primeiro dia do plano de desconfinamento, foi marcado pela abertura de alguns ramos de comércio.

O movimento na cidade de Santarém começa, progressivamente, a aumentar. No centro histórico, as poucas pessoas que por ali circulavam utilizavam, na sua maioria, máscaras de protecção, para evitar a propagação da covid-19, apesar de o seu uso só ser obrigatório em situações específicas.

Depois de uma paragem nos negócios decretada pela situação de emergência vivida no país, vários comerciantes da zona mais antiga da cidade regressaram hoje ao trabalho e abriram as lojas a um período de “incertezas” e marcado por cuidados redobrados em termos de segurança.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância activa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

Leia também...

Vinhos do Tejo com 17 em 71 vinhos medalhados em concurso mundial

Se anunciámos a prestação dos Vinhos do Tejo no Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola, competição organizada em parceria com a Associação dos Escanções…

Fábrica de cenoura bebé cria 183 postos de trabalho em Almeirim

Uma unidade de transformação de cenouras pequenas para exportação vai instalar-se em Almeirim, num investimento de 50 milhões de euros que vai criar 183…

Empreendedor com projecto de criação de veículos de aventura ecológicos instala-se na Startup Ourém

Joel Carvalho é o mais recente empreendedor incubado na Startup Ourém, infraestrutura gerida pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém dedicada à…

Padel: A nova paixão dos Ribatejanos

É o desporto do momento. Originário do México, nos anos 70, caracteriza-se por uma mistura de ténis e squash. Tem tido uma explosão de…