Portugal entrou no domingo em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência. Agora, o regresso à “nova normalidade” será lento e faseado. Esta segunda-feira, primeiro dia do plano de desconfinamento, foi marcado pela abertura de alguns ramos de comércio.

O movimento na cidade de Santarém começa, progressivamente, a aumentar. No centro histórico, as poucas pessoas que por ali circulavam utilizavam, na sua maioria, máscaras de protecção, para evitar a propagação da covid-19, apesar de o seu uso só ser obrigatório em situações específicas.

Depois de uma paragem nos negócios decretada pela situação de emergência vivida no país, vários comerciantes da zona mais antiga da cidade regressaram hoje ao trabalho e abriram as lojas a um período de “incertezas” e marcado por cuidados redobrados em termos de segurança.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância activa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

Leia também...

Empresas da região de Santarém preocupadas com aumento do custo da energia

Algumas pararam parcialmente a laboração.

Peixe defumado e pastéis de nata vegan vencem concurso

O projeto “Fumeiro do Mar” venceu a 3.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio do AgriEmpreende, que distinguiu ainda a produção de pastéis…

NERSANT procura empresas para produzir ou fornecer materiais para hospitais da região

A NERSANT está a identificar empresas no distrito de Santarém que tenham capacidade para suprir as faltas de Equipamentos de Proteção Individual nos hospitais…

Maior hotel de Santarém suspende actividade por tempo indeterminado

O Santarém Hotel, a maior unidade hoteleira da cidade de Santarém, decidiu esta quarta-feira, 18 de Março, suspender a actividade por tempo indeterminado com…