A 81.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta será corrida a norte do rio Tejo, a iniciar com o prólogo no dia 31 de Julho, na cidade de Viseu e termina no dia 11 de Agosto, com a meta final na Avenida dos Aliados, na cidade do Porto.
Na edição de 2019, Santarém vai ser palco da partida da terceira etapa da prova, que liga a cidade escalabitana a Castelo Branco e vai ser percorrida num total de 194,1 quilómetros.
A partida da cidade escalabitana está agendada para as 12h45. Os locais da região que recebem metas volantes são Alpiarça, ao quilómetro 10,2, e Abrantes, ao quilómetro 71,7.
A etapa de dia 3 de Agosto passa ainda pelos concelhos de Almeirim, Chamusca, Golegã, Entroncamento e Constância.
Destaque para a presença de cinco equipas continentais profissionais, com a portuguesa W52-FC Porto, dominadora das últimas edições, a ter a companhia das espanholas Caja Rural e Euskadi-Murias, da israelita Israel Cycling Academy e da francesa Arkea Samsic.
As equipas continentais portuguesas Sporting-Tavira, Aviludo-Louletano, Vito-Feirense-PNB, Efapel, Rádio Popular-Boavista, Miranda-Mortágua, LA Alumínios e Oliveirense-Inoutbuild também vão estar presentes.
A completar o lote de equipas vão estar, igualmente do terceiro escalão, a espanhola Euskadi, a angolana Sicasal-Bai, a colombiana Team Medellín, a sul-africana Protouch, a irlandesa Evo Pro Racing e a suíça SRA.