O Concelho de Vila Franca de Xira vai passar a dispor de sete balcões SNS 24. Com estes balcões, um projecto-piloto a nível nacional, a população do Concelho passa a ter acesso a serviços digitais e de telessaúde de forma rápida, mais próxima, eficiente e segura.

Entre outros serviços é possível marcar consultas, realizar teleconsultas, renovar receitas, consultar exames ou actualizar dados de utente.

A abertura destes balcões resulta da assinatura de um Termo de Adesão ao projeto entre a Câmara Municipal, as juntas das Uniões de Freguesia de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras e da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa e o Serviço Nacional de Saúde.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira (CM VFX), Fernando Paulo Ferreira, a medida reflecte uma vontade: servir melhor as pessoas. “A abertura destes balcões tem esse exclusivo objectivo: ajudar o Serviço Nacional de Saúde, aliviando-o de um conjunto de tarefas que podem ser feitas fora dos Centros de Saúde, e também ajudar as pessoas permitindo-lhes aceder comodamente a serviços de cariz mais administrativo, sem terem de se deslocar obrigatoriamente ao Centro de Saúde”. O autarca sublinhou ainda que o funcionamento destes balcões será monitorizado continuamente a fim de que, se necessário, se façam ajustes para a melhoria do serviço.

Luís Pisco, Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT), referiu que “nestas alturas é importante juntar esforços” e que Vila Franca de Xira é um exemplo desta união a nível nacional.

O horário de funcionamento dos balcões da responsabilidade da CM VFX é o seguinte:

Loja do Munícipe de Vila Franca de Xira

Horário de atendimento: 2.ª a 6.ª feira, 09h00-18h30

Loja do Munícipe de Alverca do Ribatejo

Horário de atendimento: 2.ª a 6.ª feira, 09h00-13h00 e 14h00-17h00

Loja do Munícipe da Póvoa de Santa Iria

Horário de Atendimento: 2.ª a 6.ª feira, 09h00-13h00 e 14h00-17h00

Centro Comunitários de Povos

Horário de Atendimento: 2.ª a 6.ª feira, 09h00-13h00 e 14h00-17h00

Centro Comunitário de Arcena

Horário de Atendimento: 2.ª a 6.ª feira, 09h00-13h00 e 14h00-17h00

Os outros dois Balcões SNS24, da responsabilidade União das Freguesias da Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras e da União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, estão instalados na Delegação da Junta de Freguesia das Cachoeiras e na Delegação da Junta de Freguesia do Forte da Casa, a funcionar da seguinte forma:

Delegação da Junta de Freguesia do Forte da Casa

Horário de atendimento: 2.ª a 6.ª feira, 09h00-12h30 e 14h00-17h00

Delegação da Junta de Freguesia das Cachoeiras

Horário de atendimento no Balcão SNS24: 2.ª a 6.ª feira, 14h00-16h30 (abre a 2 de novembro’22)

A cerimónia de assinatura do Termo de Adesão ao Protocolo de Colaboração para a instalação de sete Balcões SNS24, decorreu a 25 de outubro, nos Paços do Concelho, em Vila Franca de Xira e contou, para além do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Paulo Ferreira, com as presenças do Presidente do Conselho Diretivo da ARS-LVT, I.P., Luís Pisco; da Diretora Executiva do ACES Estuário do Tejo, Sofia Theriaga; do Presidente da União de Freguesias da Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras, Mário Batista e da Presidente da União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, Ana Cristina Pereira.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.