A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo anuncia o mais recente reconhecimento atribuído aos Vinhos do Tejo por parte da revista norte-americana Wine Enthusiast. Numa lista de apenas sete vinhos de Portugal e Espanha, distinguiu os tintos ‘Eminente Reserva 2015’ (Fiuza) e ‘Portal da Águia Reserva 2012’ (Quinta da Alorna) com 90 pontos.

Segundo Roger Voss – responsável pela avaliação dos vinhos portugueses e uma referência entre enófilos, críticos e curiosos do universo vínico –, estes néctares denotam uma excelente relação qualidade/preço, razão pela qual receberam a distinção adicional de Best Buy.

Sobre o ‘Eminente Reserva tinto 2015’, Roger Voss descreve-o como sendo um vinho equilibrado, maduro, com frutos pretos, e macio, com taninos redondos. Tem um carácter fumado e perfumado, com toques de eucalipto causados pelo estágio em barricas de carvalho. O vinho é atraente, generoso e está pronto para beber”. Na sua composição, este Fiuza contém a casta nobre portuguesa Touriga Nacional e a internacional Cabernet Sauvignon. As uvas foram colhidas em solos argilo-calcários altamente férteis, uma vez que se encontram na ‘Lezíria do Tejo’, área da região que, em época de cheias, é afectada pelas inundações do rio Tejo.

Quanto ao ‘Portal da Águia Reserva tinto 2012’, também ele produzido a partir de Touriga Nacional (de Vinhas Velhas) e Cabernet Sauvignon, Roger Voss diz que é um “vinho com taninos potentes e uma textura densa e poeirenta. Os sabores de groselha preta são intensos, ricos e ousados. Tem uma boa estrutura, ainda dominada pelos seus frutos”. O crítico enaltece ainda o potencial deste tinto cujo processo de fermentação e vinificação esteve sob a batuta da enóloga Martta Reis Simões, podendo ser guardado até 2025, factor que se deve ao terroir da Quinta da Alorna. Aqui, os solos arenosos e pobres associados a temperaturas elevadas – factores típicos da ‘Charneca’ -resultam em tintos cujas características remetem para a descrição feita pelo crítico de vinhos da Wine Enthusiast.

Leia também...

Tejo Academia estreou-se em Santarém

O ‘Tejo Academia’, iniciativa promovida pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo e…
Foto de Arquivo

Concurso Nacional de Vinhos no CNEMA junta mais de 1300 referências

Mais de 1300 vinhos portugueses foram avaliados na passada segunda-feira, dia 14,…

CVR Tejo aumenta certificação de vinhos em quase 50% e prevê vindima 2020 sem quebras

A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) faz um balanço positivo…

Vinhos do Tejo nas Praias, da Nazaré ao Algarve até dia 15 de Agosto

‘Vinhos do Tejo nas Praias’ é uma iniciativa da Comissão Vitivinícola Regional…