A ViniPortugal, entidade responsável pelo desenvolvimento e execução de estratégias e planos de promoção dos Vinhos de Portugal em mercados internacionais, realizou no dia 24 de Novembro, o Fórum Anual dos “Vinhos de Portugal”, no CNEMA, em Santarém. O evento reuniu o sector para apresentar o balanço de performance do vinho português no mercado nacional e além-fronteiras, tal como divulgar os Planos de Marketing e Promoção para 2022.
No Grande Auditório do CNEMA e nas redes sociais da ViniPortugal, a plateia começou por ouvir o desempenho do vinho no mercado nacional. Segundo os dados apresentados pelo IVV (Instituto da Vinha e do Vinho), de Janeiro a Setembro de 2021, a venda de vinhos tranquilos no mercado português caiu 2,5 por cento em volume (180 milhões de litros) e 5,1 por cento em valor (562 milhões de euros), com o preço médio a descer 2,7 por cento, face ao período homólogo. Estas quebras deveram-se sobretudo a dois factores: aos confinamentos durante o início do ano, que levaram a restrições severas na restauração e ao decréscimo do sector do turismo.
As excelentes notícias surgem nos números das exportações em que de Janeiro a Setembro de 2021, Portugal aumentou 6,7 por cento o volume das exportações (244 milhões de litros) e cresceu 11,7 por cento em valor (669 milhões de euros), tendo o preço médio igualmente aumentado 4,7 por cento, atingindo os 2,75€/l.
“É de salientar que desde 2010, com ligeira interrupção em 2016, que Portugal cresce nas exportações, em valor e volume, um marco do sector, especialmente quando assistimos aos principais mercados importadores a diminuir a sua capacidade de resposta. O sector tem conseguido aproveitar da melhor forma estas fragilidades e, deste modo, conseguido ganhar cada vez mais quota internacional. O nosso objectivo para 2022 está em linha com o que temos vindo a fazer: queremos aumentar o valor em preço dos nossos vinhos, pois temos a excelência necessária para isso. A performance dos Vinhos de Portugal são um reflexo da resiliência e esforço de todo o nosso sector”, refere Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal.
Quanto aos cinco maiores mercados de destino do vinho português temos França (84 milhões de euros), EUA (83 milhões), Reino Unido (60 milhões), Brasil (55 milhões) e Alemanha (40 milhões), sendo que as cinco geografias somadas representam 44,9 por cento do volume total exportado e 48,1 por cento do valor total exportado.
Numa perspectiva mundial, os maiores países importadores de vinho registaram quebras significativas. Em paralelo, Portugal registou um aumento da sua quota de mercado em quase todos eles (com excepção da China), reforçando a sua presença nesses mercados e atingindo crescimentos sustentados face a 2020. Em suma, quando todos os países reduziram o seu desempenho, Portugal regista uma performance de excelência e reforça a sua presença em múltiplos mercados, tendo registado 669 milhões de vinho exportado de Janeiro a Setembro de 2021, um crescimento de quase 12 por cento e um aumento próximo dos 5 por cento do preço médio, em comparação ao período homólogo.
Este ano, a edição do “Fórum Anual dos “Vinhos de Portugal” teve em destaque o Enoturismo, um tema em que se falou da valorização dos territórios vinhateiros, do papel da gastronomia portuguesa aliado ao vinho e ao turismo local e nacional enquanto elementos relevantes para acrescentarem valor à actividade turística e, em simultâneo, para reafirmarem o vinho de Portugal enquanto um produto de excelência, erguendo o mercado nacional e fortificando as exportações de Portugal.
Por último, a ViniPortugal e Entidades Certificadoras apresentaram os seus Planos de Marketing e Promoção para 2022.
Este ano a ViniPortugal assinala o seu 25º aniversário, duas décadas e meia em que a entidade através da sua marca “Wines of Portugal”, posicionou Portugal por todo o mundo enquanto um mercado de referência no sector, afirmando o nosso país como um produtor de vinho de referência.