A Câmara Municipal do Cartaxo candidatou a Árvore do Chá, da Quinta das Pratas, a Árvore do Ano 2022. Calcula-se que foi há 112 anos que a Árvore do Chá foi plantada na Quinta das Pratas, no Cartaxo.

O júri nacional já a considerou uma das 10 mais extraordinárias do país, agora é tempo de votar para a levar à Europa. De seu nome científico Melaleuca Armillaris, de origem australiana, a árvore encontrou no Cartaxo terra fértil para crescer até à extraordinária dimensão com que hoje se apresenta, um tronco com seis metros de perímetro do qual saem longos ramos que, como braços de madeira viva, se alongam até aos 9 metros de altura.

“Mas se é a sua dimensão o que, à primeira vista, mais impressiona, é a sua ligação às gentes do Cartaxo que a tornam única e insubstituível. Ainda as fotografias não era coisa de tirar por “dá cá aquela palha” e já os seus ramos esculturais eram procurados para cenário de fotografias por quem visitava o Museu Rural e do Vinho bem ali de frente. Foi entre os seus ramos que muitos jovens fizeram as primeiras promessas de amor, que os amigos conversaram horas a fio ou trocaram risos e segredos no fim dos dias de aulas. É caso para dizer que a Melaleuca Armillaris da Quinta das Pratas conhece quase toda a gente no Cartaxo e arredores”, refere o município em comunicado.

“Depois de passar 112 a ser abrigo e escultura natural, a oferecer o verde profundo das suas folhas delicadas ou a força dos seus troncos robustos, às gentes do Cartaxo e a quem visita o concelho, é tempo da Árvore do Chá vir pedir ajuda a toda a comunidade – é que para ser conhecida por essa Europa fora precisa de apoio. São apenas dois ou três cliques para se tornar famosa – defenda a sua árvore junto dos amigos, partilhe fotografias, insista e persista junto da família. A sua, a nossa lindíssima árvore precisa de votos”, conclui a mesma nota.

A votação decorre até dia 5 de Janeiro. No dia 6 de Janeiro de 2022 será anunciado o vencedor português que irá participar no concurso europeu.

Para votar basta aceder aqui.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…