A tenista de leste, de 32 anos, e a sul-africana, de apenas 17, vão discutir o título de campeã na prova ribatejana, depois de triunfarem nas meias-finais sobre duas adversárias nipónicas. Num encontro muito disputado e no qual fez a sua melhor exibição, Diatchenko, que já foi 71.ª do ranking, superou Mai Hontama, por 6-3 e 6-2, com argumentos de jogadora de top. Focada única e exclusivamente no seu jogo, a experiente tenista de leste foi liderando o encontro com alguma preponderância, especialmente com a abertura de ângulos e antecipação ao plano de jogo da japonesa.
Quando a Kruger, a teenager sul-africana tem mostrado o porquê de ser apontada como a sucessora de algumas das melhores jogadoras do seu país, e, hoje, voltou a exibir-se em grande. Apesar de ter perdido o primeiro set no embate com Sakura Hosogi, Bella, como gosta de ser tratada, nunca desistiu, vencendo as duas partidas seguintes pelos parciais de 6-2 e 6-3.
Nos pares, ficamos a conhecer as campeãs, com a dupla Mai Hontama (Japão) e Maddison Inglis (Austrália), a bater no encontro decisivo Suzan Lamens(Holanda) e Anastasia Tikhonova, por 6-0 e 6-3. Na cerimónia de entrega de prémios marcaram presença o Presidente do Clube Ténis de Santarém, Élio Cunha, o Vice-Presidente da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Ténis, Nuno Ferreira, e o Vereador da Câmara Municipal de Santarém, Diogo Gomes.