Foi com “enorme orgulho” e sensação de dever cumprido que o Vitória Clube de Santarém registou a sua terceira recolha de sangue na sua sede social, realizada na passada sexta-feira, dia 28 de Julho.

Numa iniciativa promovida em parceria com o Grupo de Dadores de Sangue de Pernes e o jornal Correio do Ribatejo, foram 17 as altruístas dádivas que deram vida à “casa vitoriana” entre as 15h00 e as 19h30, salientando-se o baptismo de seis novos dadores.

Mário Gomes, presidente do Grupo de Dadores de Sangue de Pernes deixa um “sentido obrigado” a todos aqueles que, com este pequeno gesto de generosidade, poderão vir a ser decisivos na hora de salvar uma vida.

“Um grupo de dadores tem uma actividade que não é visível, é certo. Num jogo de futebol, todos conseguem ver o jogador a fazer uma bela jogada e a marcar o golo. Todos aplaudem.

No teatro, toda gente vê o actor a representar, e na dádiva de sangue não. É um gesto feito no recato de uma sala, sem ninguém a assistir. E, como tal, às vezes os dadores de sangue, que são solidários e dão algo de si para ajudar a salvar vidas, não são reconhecidos”, diz Mário Gomes, responsável por um grupo faz uma média de 35 recolhas de sangue anuais, englobando cerca de 1500 dadores.

Apesar de, actualmente, as colheitas estarem em “níveis estáveis”, como afirma Mário Gomes, é indispensável continuar “a missão de sensibilizar para a necessidade de colheitas regulares de sangue, em particular junto dos jovens”.

Fundado a 15 de Dezembro de 1996, pela mão de Mário Gomes, o Grupo de Dadores de Sangue de Pernes desde então não parou de salvar vidas.

“Temos dito que, pelo menos por um dia, o sangue doado em Portugal é proveniente do nosso grupo. Conseguimos ter sempre mais que 1000 dádivas efectivas.

Ora se Portugal gasta 1000 unidades de sangue por dia, um desses dias é fruto do nosso trabalho”, afirmou.

“As pessoas tem aderido bem a este movimento e, na nossa zona, todos os grupos trabalham muito bem. Todos fazem o seu melhor para que o nosso concelho e o nosso distrito possa ser um marco no movimento da dádiva de sangue pelo país fora”, concluiu.

Para esta sexta-feira, dia 04 de Agosto, o Grupo de Dadores de Sangue de Pernes organiza uma nova recolha na Casa do Campino, em Santarém, respondendo ao desafio lançado pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), que estabeleceu uma parceria com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no sentido de um reforço das recolhas a fim de dar resposta a qualquer necessidade que possa surgir.

Leia também...

Feira Empresarial da Região de Santarém encerra com balanço muito positivo

A FERSANT – Feira Empresarial da Região de Santarém, que decorreu entre os dias 8 e 16 de junho, encerrou com um balanço muito…

Movimento de Mulheres critica pré-triagem telefónica 

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) criticou hoje a pré-triagem telefónica para grávidas antes de irem às urgências, apelando às mulheres e aos profissionais…

Portugal inicia hoje segunda fase do plano de desconfinamento

Os alunos dos 2.º e 3.º ciclos retomam hoje as aulas presenciais, no âmbito da segunda fase do plano de desconfinamento do país devido…

Tribunal confirma multas de 225ME para ‘cartel da banca’

O tribunal da Concorrência confirmou hoje as coimas de 225 milhões de euros aplicadas pela Autoridade da Concorrência aos bancos envolvidos no ‘cartel da…