Chegou ao fim mais uma intensa maratona de jogos no maior e mais abrangente torneio de futsal de formação do País, o Vitória Futsal Cup Masters! Depois dos primeiros dois dias dedicados ao futsal feminino e aos escalões lúdicos, o fim de semana de 14 e 15 de junho colocou em ação os escalões competitivos masculinos, numa edição que reforçou a excelência da capacidade organizativa do Vitória Clube de Santarém.
No rescaldo de dois fins de semana alucinantes, perfilaram-se na Nave e no Pavilhão Municipal de Santarém cerca de 1100 atletas e 250 técnicos, que brilharam nos 116 jogos que deram vida ao evento. No total, nesta edição de 2025, estiveram em prova 9 escalões etários (masculinos e femininos, a partir dos 4 anos de idade), 62 equipas provenientes de 17 distritos de Portugal Continental e Ilhas, e cerca de 50 horas de transmissões em direto para as redes oficiais daquele que detém o incrível estatuto de segundo clube do País com mais atletas de futsal federados.
Mais uma vez, esta obra colossal só foi possível pelo trabalho árduo de vasta equipa de voluntários, que, dedicando à causa infindáveis horas de suor e amor à causa vitoriana, ajudaram a erguer um evento que se traduziu em momentos de felicidade para tantos jovens: desde o secretariado às mesas de jogo, receção às equipas, motoristas, speakers, fotógrafos, repórteres, merchandising, equipas de arbitragem ou elementos do departamento médico, passando pelas equipas de lanches, refeições, alojamentos e limpezas, foram mais de 100 os elementos mobilizados.
Grandes espetáculos de futsal foram uma constante
Dentro da quadra, o esférico foi, como sempre, excelsamente bem mimado pelos artistas provenientes de todo o País que se foram revezando na condução do espetáculo, com o muito público que foi lotando as bancadas ao longo dos últimos dois dias a ter o privilégio de desfrutar de grandes partidas.
Destaque-se, neste âmbito, a auspiciosa estreia do Sporting Clube de Portugal na vertente masculina, com a conquista da prova de iniciados, depois de eliminar o Vitória Clube de Santarém nas meias-finais, contando com o contributo de dois ex-vitorianos, Tomás Fernando e Santiago Filipe.
O emblema escalabitano, duplamente certificado como entidade formadora de 4 estrelas pela Federação Portuguesa de Futebol, desta feita não logrou subir ao lugar mais alto do pódio em nenhum escalão masculino, depois de, na semana anterior, ter conquistado a competição de iniciados femininos. Louve-se, porém, a excelente prestação global dos vitorianos entre os maiores clubes de formação de Portugal, atingindo duas finais (infantis e juniores masculinos) e outros tantos 3.º lugares nas quatro categorias em disputa.
Com a sensação de missão cumprida após mais uma elogiada organização da maior festa do futsal jovem nacional, o foco está já em 2026, naquela que será a 10.ª edição do torneio em formato Masters, com o seu critério singular de reunir os clubes de cada distrito com mais atletas de futsal federados.
Com a certeza de que, ano após ano, o Vitória transforma a cidade de Santarém na capital nacional do futsal de formação!
Eis os vencedores do 2.º ato do Vitória Futsal Cup Masters 2025:
Infantis: 1.º, GDR Lameirinhas (AF Guarda); 2.º, Vitória C. Santarém; 3.º, CDR Águias Unidas (AF Setúbal); 4.º, ABC Nelas (AF Viseu); 5.º, Internacional SC (AF Évora); 6.º, Académica de Coimbra (AF Coimbra); 7.º, EDC Gondomar (AF Porto); 8.º, Juventude Candelária (AF Ponta Delgada). Melhor marcador: Pedro Santos (EDC Gondomar). Melhor guarda-redes: Dinis Massa (GDR Lameirinhas).
Iniciados: 1.º, Sporting CP (AF Lisboa); 2.º, Clube Albergaria (AF Aveiro); 3.º, Vitória C. Santarém; 4.º, Acad. Johnson Januário (AF Vila Real); 5.º, GD Macedense (AF Bragança); 6.º, GDR Lameirinhas (AF Guarda). Melhor marcador: João Esteves (Vitória C. Santarém). Melhor guarda-redes: Felipe Morais (Clube Albergaria).
Juvenis masculinos: 1.º, FC Barreirense (AF Setúbal); 2.º, ARB Boa Esperança (AF Castelo Branco); 3.º, Vitória C. Santarém; 4.º, Louletano DC (AF Algarve); 5.º, CDR Pedra Mourinha (AF Algarve); 6.º, CR Sobredense (AF Setúbal). Melhor marcador: Henrique Oliveira (ARB Boa Esperança). Melhor guarda-redes: Afonso Morais (FC Barreirense).
Juniores masculinos: 1.º, Eléctrico FC (AF Portalegre); 2.º, Vitória C. Santarém; 3.º, Internacional SC (AF Évora); 4.º, CDR Águias Unidas (AF Setúbal); 5.º, AR Amarense (AF Leiria); 6.º, Acad. Johnson Januário (AF Vila Real). Melhor marcador: João Galante (CDR Águias Unidas). Melhor guarda-redes: Francisco Rodrigues (Eléctrico FC).