Vinte e sete anos depois, a Volta a Portugal em Bicicleta regressa a Santarém e a uma região que proporcionou à história do ciclismo português alguns dos seus maiores ídolos.
Santarém será palco da Partida da 3ª etapa da 81ª Volta a Portugal Santander, no dia 3 de Agosto, passando o percurso da etapa pelos municípios de Almeirim, Alpiarça, Chamusca e Golegã que integram a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo. Também é parceira desta iniciativa a Entidade Regional de Turismo do Ribatejo/Alentejo.
Desde 1992 que Santarém não surgia no itinerário da maior competição velocipédica nacional. Nesse ano, a cidade, Capital de Distrito, viu chegar uma etapa de quase 200 quilómetros proveniente de Aveiro e ganha por Manuel Abreu (Tensai). No dia seguinte a Volta partiu de Santarém em direcção a Lisboa.
Para o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, é com orgulho e entusiasmo que o Município de Santarém volta a associar-se à prova rainha do ciclismo português. “Ser parte integrante deste evento de relevância internacional, é para todos os escalabitanos uma honra. Nesta 81ª Volta a Portugal em Bicicleta, Santarém será o ponto de partida para uma etapa que terá como fundo as belas paisagens da lezíria do Tejo e dos Municípios que prontamente se mostraram disponíveis para abraçar este projecto: Almeirim, Alpiarça, Chamusca e Golegã. O Ribatejo é um território de excelência e tradição no ciclismo nacional, pelo que voltar a poder assistir à partida de uma etapa da Volta, é um marco importantíssimo para a região, reforçando indubitavelmente a nossa identidade territorial.”
No histórico da Volta a Portugal, a cidade escalabitana tem um registo de nove chegadas de etapa e sete partidas. O ano de 1933 surge como a primeira data de Santarém no itinerário da prova. Foi nesse tempo e nessa década que se viveram momentos épicos de dois amigos ribatejanos, Alfredo Trindade e José Maria Nicolau, que através do ciclismo projectaram a rivalidade entre Benfica e Sporting para todo o país.