A Câmara Municipal de Alcanena deliberou, por unanimidade, na sua reunião realizada a 4 de Março de 2019, a atribuição de um Voto de Pesar, em homenagem a José Lopes Pereira Lourenço, falecido a 5 de Fevereiro, aos 82 anos.

Segundo a autarquia, José Lourenço foi “homem determinado, que contribuiu para o desenvolvimento da sua freguesia e para a melhoria das condições de vida da população malhouense”.

O antigo autarca nasceu em Malhou, a 1 de Dezembro de 1936 e sempre viveu nessa localidade, tendo dedicado parte da sua vida à profissão de sapateiro, desenvolvendo, em simultâneo, alguma actividade agrícola.

Foi sempre um membro ativo da comunidade local, tendo contribuído fortemente para o desenvolvimento local, nas mais diversas áreas, nomeadamente, política, cultural e social.

José Lourenço integrou e liderou o executivo da Junta de Freguesia de Malhou, durante três mandatos, entre 1977 e 1985.

Em conjunto com outros elementos da comunidade malhouense, liderou o processo de construção da Casa do Povo da localidade de Malhou, no final da década de 1970, associação que contribuiu e continua a contribuir para a dinamização cultural e social local.

Foi também no seu mandato que foi construído o edifício sede da Junta de Freguesia de Malhou, inaugurado a 28 de dezembro de 1985.

A Câmara Municipal de Alcanena, a 8 de maio de 2014, na cerimónia realizada no âmbito das Comemorações do 1º Centenário da Fundação do Concelho de Alcanena, atribuiu a José Lopes Pereira Lourenço a Medalha de Mérito do Município de Alcanena – Grau Ouro, por ter desempenhado as funções de Presidente de Junta de Freguesia durante três mandatos.

Leia também...

Águas de Santarém no TOP 5% das Melhores PME de Portugal e no TOP 10 das Melhores PME do Sector e da Região

A empresa A.S. – Empresa das Águas de Santarém – EM, S.A., entidade gestora da água e saneamento no Concelho de Santarém, foi considerada,…

Campanha de apoio ao comércio local teve impacto de 324.000 euros em Tomar

A Câmara de Tomar anunciou que a campanha de Natal para apoiar o comércio local, na qual investiu 100.000 euros, teve um impacto directo…

Encerramento provisório do aterro de Azambuja surpreende autarquia 

A Câmara Municipal de Azambuja foi surpreendida com o encerramento provisório do aterro local, uma infra-estrutura que tem sido alvo de muita contestação popular.…

Concentração em Alcanena pede médicos de família e reabertura de extensões de saúde

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) promove hoje uma concentração em Alcanena (Santarém) em defesa da colocação de mais médicos…