Foto: Município de Santarém

Realizada no Auditório Maria de Lurdes Asseiro, da Escola Superior de Saúde de Santarém, a XI edição do ‘Encontro d’Educar’ pretendeu “reforçar o compromisso das escolas com práticas pedagógicas críticas, inclusivas e pedagógicas”.

Um espaço de reflexão sobre a escuta, o poder e o papel de cada voz na construção de comunidades educativas mais humanas e participativas, é o que pretende ser o ‘Encontro d’Educar’, cuja XI edição decorreu esta terça-feira, 8 julho, no Auditório Maria de Lurdes Asseiro, da Escola Superior de Saúde de Santarém.

Subordinada ao tema “Quem manda aqui? Vozes em (DES) Equilíbrio… Educar com Fronteiras e Pontes”, a edição foi dirigida a docentes e profissionais da educação, estando o encontro acreditado como ação de formação, reforçando “o compromisso das escolas com práticas pedagógicas críticas, inclusivas e transformadoras”, lê-se no comunicado de imprensa.

O programa da presente edição, contou com intervenções de especialistas reconhecidos nas áreas da educação, psicologia e justiça. O encontro contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, que destacou a importância da colaboração entre encarregados de educação, professores e alunos para o sucesso da iniciativa.

Foto: Município de Santarém

“É através da convergência de esforços entre todos os intervenientes na educação que este evento ganha relevância. O debate que aqui se vai desenvolver ao longo do dia será certamente enriquecedor, dotando os participantes de novas ferramentas para enfrentar os desafios constantes, tanto dentro como fora da sala de aula — desde questões como as refeições escolares, à escassez de equipamentos, até à exigência crescente que enfrentamos na nobre missão de ensinar, essencial para o desenvolvimento de uma cidadania ativa”, sublinhou.

Durante a sua intervenção, o autarca felicitou ainda Margarida da França, diretora do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, pela escolha do encontro, reforçando que “a responsabilidade na educação é partilhada por todos” e que “a troca de experiências e saberes é fundamental para o crescimento das nossas escolas e da sociedade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Santarém recebe fórum sobre a contribuição das Escolas Superiores Agrárias para a prevenção de incêndios

O auditório da Escola Superior Agrária de Santarém recebe, amanhã, dia 22…

Dia do Animal no Jardim-Escola João de Deus de Santarém

De 7 a 9 de Outubro foi possível visitar a exposição animal…

Festival de Tunas Femininas de 6 a 8 de Março em Santarém

A TUFES,Tuna Feminina Scalabitana do Instituto Politécnico de Santarém, organiza o VIII…

Escola Básica de Azambuja inicia construção da cobertura do campo de jogos

Investimento de 371 mil euros conta com o financiamento FEDER e pretende…