O distrito de Santarém tem 132 escolas distinguidas como ‘Escola Amiga da Criança’, que através da submissão de 230 projectos se candidataram à 3ª edição da iniciativa. A ‘Escola Amiga da Criança’ reconhece, partilha e estimula projectos educativos que tornam a criança mais feliz, dentro do seu ambiente escolar e agora, também em casa.
A partir de agora, e até ao dia 30 de Junho, as escolas e pais que pretenderem, já podem concorrer à 4ª edição da Escola Amiga, submetendo as suas candidaturas através do site oficial da iniciativa escolaamiga.pt.
Com uma nova categoria dedicada à Literacia, a qual pretende estimular a realização de projectos que combatam as várias iliteracias: literária, digital e/ou financeira entre outras.
Os projectos podem ainda ser submetidos nas áreas de: Alimentação e estilo de vida saudável; Cidadania, Inclusão e Actividades Extra; Digital; Envolvimento da Família; Espaço Escolar; Escola em Casa e Sustentabilidade.
A Escola Amiga é uma iniciativa da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), da LeYa e do Psicólogo Eduardo Sá e esta 4ª Edição conta com o apoio da Católica Porto Business School, Faculdade de Educação e Psicologia | Universidade Católica Portuguesa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Fábrica Centro Ciência Viva, Universidade de Aveiro, Ciência Viva, The Inventors, Fundação Altice, Associação ACEGIS, Ekui, Academia Ponto Verde, Associação Mutualista Montepio, Maped, Clube de LeYtura, note! e REN.
Esta nova edição conta ainda com o apoio institucional do Ministério da Economia e da Transição Digital, do Ministério da Educação, do Ministério da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde, do Ministério do Mar e do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.