Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo ou Marquês de Sá da Bandeira voltou a ser alvo de homenagem no ano em que se assinala o 144º aniversário sobre a sua morte. A cerimónia decorreu esta segunda-feira, 6 de Janeiro, e foi organizada pela Academia Militar em parceria com o Município de Santarém.

Como é hábito, a homenagem iniciou com a deposição de uma coroa de flores junto à estátua do Marquês, na Praça de Sá da Bandeira (Largo do Seminário), seguida duma “alocução evocativa da personalidade, vida e obra do militar Marquês de Sá da Bandeira, também fundador da Escola do Exército, antecessora da Academia Militar”.

A cerimónia prosseguiu no Cemitério Municipal de Santarém, onde também foi depositava uma coroa de flores no túmulo do Marquês de Sá da Bandeira.

A iniciativa contou com a participação de Pedro Sá Nogueira e familiares de Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), João Vieira Borges, Major-General Comandante da Academia Militar, Inês Barroso, Cristina Casanova Martins, Vereadoras da CMS, para além dos representantes da Academia Militar e da Guarda Nacional Republicana.

Leia também...

‘Manifestival’ volta a animar Manique do Intendente no dia 25 com entradas gratuitas

A Associação Manifestival vai realizar pelo terceiro ano consecutivo o Manifestival 2018, na vila de Manique do Intendente, no Concelho de Azambuja. O termo…

Jardim franciscano ajuda a ler a Bíblia em Fátima

Num tempo em que as preocupações ambientais estão na ordem do dia, os frades Capuchinhos têm em Fátima um “oásis”, onde a ecologia é…

‘Viver os Santos’ substitui tradicional Feira de Todos os Santos no Cartaxo

Entre 30 de Outubro e 1 de Novembro.

CULTA nasce com o objetivo de valorizar o património tauromáquico

Contrato de depósito foi assinado com o Município de Vila Franca de Xira, no dia 3 de julho, constituindo os primeiros passos da associação…