Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo ou Marquês de Sá da Bandeira voltou a ser alvo de homenagem no ano em que se assinala o 144º aniversário sobre a sua morte. A cerimónia decorreu esta segunda-feira, 6 de Janeiro, e foi organizada pela Academia Militar em parceria com o Município de Santarém.

Como é hábito, a homenagem iniciou com a deposição de uma coroa de flores junto à estátua do Marquês, na Praça de Sá da Bandeira (Largo do Seminário), seguida duma “alocução evocativa da personalidade, vida e obra do militar Marquês de Sá da Bandeira, também fundador da Escola do Exército, antecessora da Academia Militar”.

A cerimónia prosseguiu no Cemitério Municipal de Santarém, onde também foi depositava uma coroa de flores no túmulo do Marquês de Sá da Bandeira.

A iniciativa contou com a participação de Pedro Sá Nogueira e familiares de Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), João Vieira Borges, Major-General Comandante da Academia Militar, Inês Barroso, Cristina Casanova Martins, Vereadoras da CMS, para além dos representantes da Academia Militar e da Guarda Nacional Republicana.

Leia também...

Jornadas de Cultura de 3 a 11 de setembro em Salvaterra de Magos

A 9.ª edição das Jornadas de Cultura de Salvaterra de Magos arranca no sábado, 3 de Setembro, com o objectivo de dar a conhecer…

Teatro musical anima freguesias de Santarém

O Natal chegou mais cedo a algumas freguesias do Concelho de Santarém, onde o município está a oferecer um espectáculo musical em igrejas locais.…

Colecção Figueiredo Ribeiro mostra trabalhos de Inês Norton

A artista plástica Inês Norton expõe na QuARTel da Arte Contemporânea de Abrantes – Colecção Figueiredo Ribeiro A exposição “do meu lugar, o que…

Doutor Cândido Azevedo dá conferência em Santarém

Professor Doutor Cândido Azevedo, orientalista e estudioso da História da Expansão Portuguesa, convidado pelo Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes vai realizar no…