Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo ou Marquês de Sá da Bandeira voltou a ser alvo de homenagem no ano em que se assinala o 144º aniversário sobre a sua morte. A cerimónia decorreu esta segunda-feira, 6 de Janeiro, e foi organizada pela Academia Militar em parceria com o Município de Santarém.

Como é hábito, a homenagem iniciou com a deposição de uma coroa de flores junto à estátua do Marquês, na Praça de Sá da Bandeira (Largo do Seminário), seguida duma “alocução evocativa da personalidade, vida e obra do militar Marquês de Sá da Bandeira, também fundador da Escola do Exército, antecessora da Academia Militar”.

A cerimónia prosseguiu no Cemitério Municipal de Santarém, onde também foi depositava uma coroa de flores no túmulo do Marquês de Sá da Bandeira.

A iniciativa contou com a participação de Pedro Sá Nogueira e familiares de Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), João Vieira Borges, Major-General Comandante da Academia Militar, Inês Barroso, Cristina Casanova Martins, Vereadoras da CMS, para além dos representantes da Academia Militar e da Guarda Nacional Republicana.

Leia também...

4ª Edição do RAS continua a “dar voz aos artistas”

Está a decorrer, até domingo, no Centro Cultural Regional de Santarém, a…

‘Ceyceyra Medieval’: Feira Medieval traz “alegria e vivacidade” à aldeia de Asseiceira

A aldeia de Asseiceira, no concelho de Tomar, volta, sábado e domingo,…

‘A Casa de Bernarda Alba’ dia 30 de Junho no Teatro Sá da Bandeira

‘A Casa de Bernarda Alba’, texto de Frederico García Lorca, numa tradução…

Caminhos da Água leva programação cultural a 10 concelhos

A iniciativa Caminhos da Água vai levar música e animação de rua…