Foto: Locomotiva “Andorinha” Ano de construção 1857, Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento, Eduardo Branco, 2020

Na manhã do dia 28 de Outubro de 1856, realizava-se a Viagem Inaugural do Caminho-de-ferro em Portugal entre Lisboa e o Carregado, num troço aproximado de 36 quilómetros.

A composição que seguia com destino ao Carregado era composta por duas locomotivas a “Portugal” e a “Coimbra” e 16 carruagens, que levavam convidados entre eles ministros, altas personalidades e também a Família Real…

Porém o pior estava para vir… as duas locomotivas a vapor não foram capazes de rebocar todas as carruagens até ao fim, deixando várias pelo caminho: “Algumas, de convidados, nos Olivais. O wagon do Cardeal Patriarca, e do Cabido, ficou em Sacavém; mais um, recheado de dignatários, ficou ao desamparo na Póvoa”, como relata a Marquesa de Rio Maior.

Mas 25 dias antes uma comissão fiscalizadora tinha considerado que estavam reunidas as condições necessárias para a circulação nesse mesmo troço desde que se observassem certas regras, como a que determinava que os comboios não podiam ultrapassar os trinta quilómetros por hora…

E foi assim no meio de carruagens largadas pela linha que há 164 anos era inaugurado o caminho-de-ferro em Portugal… mas lembrem-se de uma coisa, o comboio é o progresso.

Eduardo Branco – Criador da Página Portugal Por Comboios

Leia também...

“Praça Maior” anuncia Feira de Outono

A Associação “Praça Maior” anuncia para os dias 25 e 26 de Setembro a “Feira de Outono”, certame que inclui uma corrida à portuguesa…

Artesanato, Música e Arte a 2 de Julho em Pontével

Artesanato, Música e Arte compõem o Festival Contacto que vai decorrer a 2 de Julho junto ao Rio da Fonte em Pontével, concelho do…

‘Temporada de Outono’ do Círculo Cultural Scalabitano de 08 de Novembro a 01 de Dezembro

A programação cultural do Círculo Cultural Scalabitano (CCS) entra na sua “Temporada de Outono”, com actividades culturais entre os dias 08 de Novembro e…

Município de Abrantes disponibiliza meio milhão de euros para apoio a colectividades

A Câmara Municipal de Abrantes vai disponibilizar mais de 500 mil euros para o apoio a actividades culturais, sociais, de juventude e desportivas. Em…