O Município de Santarém associou-se às comemorações alusivas dos 200 anos da Independência do Brasil, realizadas em Santarém.

João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Nuno Russo e Nuno Domingos, Vereadores da CMS, marcaram presença na cerimónia juntamente com Diamantino Duarte, Presidente da União de Freguesias da Cidade.

Para João Teixeira Leite, “este é um marco histórico importante nas relações entre os dois países. Há que dar os parabéns ao Brasil e ao seu povo pelos 200 anos de Independência e nesta celebração demonstrar e reforçar a nossa vontade de estabelecermos maior ligação de Santarém a este nosso querido País irmão”.

A iniciativa, organizada pela Associação Internacional Luso Brasileira, começou na Igreja do Santíssimo Milagre, evocando a visita realizada a 18 de maio de 1834 pelo primeiro Imperador do Brasil, D. Pedro I (D. Pedro IV de Portugal) para prestar homenagem à sua irmã, D. Maria da Assunção de Bragança e Bourbon que então se encontrava ali sepultada.


A sessão solene, realizada na Casa do Brasil, contou com as intervenções de Leonel Fadigas, Jorge Bacelar Gouveia, José Miguel Noras e Thiago Rodrigues Pereira sobre os 200 anos da Independência do Brasil.

Leia também...

Criança atropelada com gravidade em localidade da freguesia de Alcanede

Uma criança de 11 anos foi ontem atropelada em Barreirinhas, na freguesia de Alcanede, concelho de Santarém, sofrendo ferimentos graves, informou fonte do comando…

Sala de Leitura acolhe exposição “José Saramago | Um escritor de inquietações”

A exposição “José Saramago | Um escritor de inquietações”, promovida pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), vai ser inaugurada no próximo…

Cemitério dos Capuchos reabre com horário reduzido

O Cemitério dos Capuchos, em Santarém, reabriu este sábado, com horário limitado, “tendo em conta a actual situação epidemiológica” no concelho e as medidas…

Câmara Municipal de Tomar aprova Estratégia Local de Habitação

Foi aprovada pela Câmara Municipal de Tomar a Estratégia Local de Habitação (ELH). O documento tem três grandes objectivos: garantir o acesso de todos…