O Município de Santarém associou-se às comemorações alusivas dos 200 anos da Independência do Brasil, realizadas em Santarém.

João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Nuno Russo e Nuno Domingos, Vereadores da CMS, marcaram presença na cerimónia juntamente com Diamantino Duarte, Presidente da União de Freguesias da Cidade.

Para João Teixeira Leite, “este é um marco histórico importante nas relações entre os dois países. Há que dar os parabéns ao Brasil e ao seu povo pelos 200 anos de Independência e nesta celebração demonstrar e reforçar a nossa vontade de estabelecermos maior ligação de Santarém a este nosso querido País irmão”.

A iniciativa, organizada pela Associação Internacional Luso Brasileira, começou na Igreja do Santíssimo Milagre, evocando a visita realizada a 18 de maio de 1834 pelo primeiro Imperador do Brasil, D. Pedro I (D. Pedro IV de Portugal) para prestar homenagem à sua irmã, D. Maria da Assunção de Bragança e Bourbon que então se encontrava ali sepultada.


A sessão solene, realizada na Casa do Brasil, contou com as intervenções de Leonel Fadigas, Jorge Bacelar Gouveia, José Miguel Noras e Thiago Rodrigues Pereira sobre os 200 anos da Independência do Brasil.

Leia também...

Balões de Ar Quente, Gastronomia e Livros para ‘Viver a Lezíria’ em Coruche

31 de Outubro a 4 Novembro: II Festival Internacional de Balonismo – Parque do Sorraia 2 a 11 Novembro: Feira do Livro – Multiusos…

Município de Santarém aprova abertura de concurso para obras no Campo de Rugby na antiga Escola Prática

A Câmara Municipal de Santarém aprovou em reunião de Câmara, no passado dia 7, o projecto de execução e abertura do procedimento de concurso…

Ex-comandante do posto da GNR de Coruche condenado a 8 anos de prisão efectiva

O Tribunal de Santarém condenou a oito anos de prisão efectiva o ex-comandante do posto da GNR de Coruche, entre 2008 e 2012, por…

PSD preocupado com falta de investimento e “fracasso” da descentralização na Lezíria do Tejo

Deputados do PSD eleitos pelo distrito de Santarém manifestaram a sua preocupação com a “falta de investimento e com o fracasso da descentralização”, depois…