O Município de Santarém associou-se às comemorações alusivas dos 200 anos da Independência do Brasil, realizadas em Santarém.

João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Nuno Russo e Nuno Domingos, Vereadores da CMS, marcaram presença na cerimónia juntamente com Diamantino Duarte, Presidente da União de Freguesias da Cidade.

Para João Teixeira Leite, “este é um marco histórico importante nas relações entre os dois países. Há que dar os parabéns ao Brasil e ao seu povo pelos 200 anos de Independência e nesta celebração demonstrar e reforçar a nossa vontade de estabelecermos maior ligação de Santarém a este nosso querido País irmão”.

A iniciativa, organizada pela Associação Internacional Luso Brasileira, começou na Igreja do Santíssimo Milagre, evocando a visita realizada a 18 de maio de 1834 pelo primeiro Imperador do Brasil, D. Pedro I (D. Pedro IV de Portugal) para prestar homenagem à sua irmã, D. Maria da Assunção de Bragança e Bourbon que então se encontrava ali sepultada.


A sessão solene, realizada na Casa do Brasil, contou com as intervenções de Leonel Fadigas, Jorge Bacelar Gouveia, José Miguel Noras e Thiago Rodrigues Pereira sobre os 200 anos da Independência do Brasil.

Leia também...

Mega processo que junta BESA e Eurofin começa a ser julgado dia 28 em Santarém

O Tribunal da Concorrência vai começar a julgar dia 28 os recursos às coimas, num total de 17,3 milhões de euros, aplicadas pelo supervisor…

Município de Santarém apoia em 50% da renda as famílias mais desfavorecidas

No âmbito do Regulamento Municipal de Atribuição de Subsídio ao Arrendamento a Estratos Sociais Desfavorecidos, em vigor desde 2008, o Executivo Municipal aprovou o…

Festa do Vinho de 28 de Abril a 01 de Maio no Cartaxo

33.ª edição da Festa do Vinho do Cartaxo vai realizar-se de 28 de Abril a 01 de Maio, com uma exposição, venda e provas…

Estratégia para o turismo “Diferenciar Coruche” destacada pela Organização Mundial de Turismo

A “Estratégia para o Turismo 2021-2026: Diferenciar Coruche”, apresentada no Observatório do Sobreiro e da Cortiça a 9 de Dezembro de 2021, mereceu destaque…