A Câmara de Santarém vai atribuir apoios financeiros, no âmbito do Regulamento de Apoio e Financiamento ao Associativismo Desportivo (RAFAD), a 30 clubes e associações desportivas de várias modalidades com sede no Concelho, num valor global de 400 mil euros.

Os contratos-programa que formalizam os respectivos apoios, foram assinados no final da tarde de ontem (10 de Maio), numa cerimónia que juntou os dirigentes das associações e clubes contemplados.

Ricardo Gonçalves, presidente da autarquia escalabitana, afirmou que “as verbas referentes a este apoio municipal, chegarão durante este mês às associações e clubes”.

Importa referir que este regulamento de apoio ao associativismo desportivo, está totalmente focado na formação dos mais jovens nas diferentes modalidades, nos grandes eventos desportivos promovidos pelas associações e clubes, no incentivo à promoção desportiva e de igualdade de género.

“O excelente trabalho desenvolvido por vós (dirigentes), reflete-se no continuo aumento do número de atletas (desde 2017), inscrito nas candidaturas ao PAFAD (Programa de Apoio à Formação Desportiva)” afirmou Ricardo Gonçalves agradecendo o trabalho promovido por cada associação e clube desportivo.

O financiamento do PAFAD, no valor de 400 mil euros, referente à época 2021-2022, visa apoiar apenas os escalões de formação e os clubes que possuam instalações de sua propriedade, nomeadamente grandes campos, pavilhões e campos de ténis, cujos custos de utilização são da exclusiva responsabilidade dos clubes, assim como aqueles que suportam os custos de funcionamento e limpeza da instalação desportiva. Este valor vai ser transferido pelo Município para os clubes em dois momentos, previstos para Maio e para Setembro, sendo recebido 50% em cada tranche.

No que diz respeito à atribuição de apoio financeiro para a organização de eventos desportivos organizados pelos clubes para o ano 2022 foi aprovado o valor de 84.700€. A autarquia scalabitana considera que a organização destes eventos é uma forma de promoção e divulgação da actividade desportiva evidenciado o dinamismo dos agentes do desporto concelhio, sendo também um suporte de diferenciação.

O Município entende que as associações desportivas desempenham uma importante função, não só na contribuição para o desenvolvimento desportivo da região, mas também como factor de progresso social ao envolver muitos voluntários e de promoção turística por via da mobilização dos praticantes e dos familiares aquando da realização de grandes eventos desportivos no Concelho, impulsionado desta forma a economia local.

Leia também...

A cultura Nipónica… Por Ricardo Segurado

Tal como em tantos outros eventos em que nós Ocidentais participamos juntamente com o Japão, o Mundial de Futebol, a decorrer no Qatar, volta…

JMJ: GNR regista aumento de autocarros nas principais autoestradas

 A GNR está a registar desde hoje de manhã um aumento do volume de trânsito nas principais autoestradas do país, principalmente de autocarros que…

Santa Casa da Azinhaga lança crowdfunding original

Com perto de dez mil seguidores nas redes sociais, os idosos da Santa Casa da Misericórdia da Azinhaga, no concelho da Golegã, já conquistaram…

Abrantes: Homem detido por furto, imigração ilegal e falsificação de documentos

A PSP deteve um homem de 54 anos pelo crime de furto, no passado dia 12 de Novembro, no concelho de Abrantes. Informou hoje,…