A Câmara de Santarém vai atribuir apoios financeiros, no âmbito do Regulamento de Apoio e Financiamento ao Associativismo Desportivo (RAFAD), a 30 clubes e associações desportivas de várias modalidades com sede no Concelho, num valor global de 400 mil euros.

Os contratos-programa que formalizam os respectivos apoios, foram assinados no final da tarde de ontem (10 de Maio), numa cerimónia que juntou os dirigentes das associações e clubes contemplados.

Ricardo Gonçalves, presidente da autarquia escalabitana, afirmou que “as verbas referentes a este apoio municipal, chegarão durante este mês às associações e clubes”.

Importa referir que este regulamento de apoio ao associativismo desportivo, está totalmente focado na formação dos mais jovens nas diferentes modalidades, nos grandes eventos desportivos promovidos pelas associações e clubes, no incentivo à promoção desportiva e de igualdade de género.

“O excelente trabalho desenvolvido por vós (dirigentes), reflete-se no continuo aumento do número de atletas (desde 2017), inscrito nas candidaturas ao PAFAD (Programa de Apoio à Formação Desportiva)” afirmou Ricardo Gonçalves agradecendo o trabalho promovido por cada associação e clube desportivo.

O financiamento do PAFAD, no valor de 400 mil euros, referente à época 2021-2022, visa apoiar apenas os escalões de formação e os clubes que possuam instalações de sua propriedade, nomeadamente grandes campos, pavilhões e campos de ténis, cujos custos de utilização são da exclusiva responsabilidade dos clubes, assim como aqueles que suportam os custos de funcionamento e limpeza da instalação desportiva. Este valor vai ser transferido pelo Município para os clubes em dois momentos, previstos para Maio e para Setembro, sendo recebido 50% em cada tranche.

No que diz respeito à atribuição de apoio financeiro para a organização de eventos desportivos organizados pelos clubes para o ano 2022 foi aprovado o valor de 84.700€. A autarquia scalabitana considera que a organização destes eventos é uma forma de promoção e divulgação da actividade desportiva evidenciado o dinamismo dos agentes do desporto concelhio, sendo também um suporte de diferenciação.

O Município entende que as associações desportivas desempenham uma importante função, não só na contribuição para o desenvolvimento desportivo da região, mas também como factor de progresso social ao envolver muitos voluntários e de promoção turística por via da mobilização dos praticantes e dos familiares aquando da realização de grandes eventos desportivos no Concelho, impulsionado desta forma a economia local.

Leia também...

Confagri promove debate no CNEMA

No âmbito do pacto ecológico europeu, a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal – Confagri como pilar da agricultura…

Projecto para acabar com 70 barracas e instalar 250 pessoas em Tomar concluído no Verão

A Câmara de Tomar prevê concluir no verão um projecto social “histórico”, iniciado em 2013, de demolição de 70 barracas no Flecheiro, com a…

Dezembro foi o mês mais seco de sempre

Dezembro foi o mês mais seco desde que há registos, com Portugal a ter uma precipitação que foi de “apenas 12% do valor médio”…

Telecomunicações: queixas contra operadoras sobem 47%

O Portal da Queixa recebeu, no primeiro trimestre do ano, mais de 3.200 reclamações dirigidas às operadoras de telecomunicações, um aumento de 47% face…