A história do cinquentenário da CGTP-IN está em exposição até ao próximo dia 15 de Julho, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém.

A mostra, no programa de iniciativas comemorativas do cinquentenário do sindicato, é constituída por vinte e quatro painéis expositivos, com imagens que testemunham alguns dos acontecimentos que marcam a história da CGTP-IN, organizados em cinco grandes temas: (i) Fundação, (ii) 1.º de Maio, (iii) Aniversários, (iv) Greves Gerais e (v) Congressos.

No passado de 1 de Outubro, completaram-se 50 anos desde que quatro direcções sindicais, representativas e da confiança dos trabalhadores, dos sindicatos dos caixeiros, dos lanifícios, dos metalúrgicos e dos bancários, todos de Lisboa, convocaram a primeira reunião intersindical, que se viria a realizar a 11 de Outubro de 1970.

“Os trabalhadores no distrito de Santarém têm uma relação histórica e profunda com as raízes e a luta da CGTP-IN, tendo também tido um papel fundamental na conquista e defesa de todos os trabalhadores em Portugal”, destaca a União dos Sindicatos do Distrito de Santarém em comunicado.

Leia também...

Ourém: Encontro com biblioterapeuta na quinta-feira

Um encontro com a biblioterapeuta Sandra Barão Nobre realiza-se na quinta-feira, na Biblioteca Municipal de Ourém (distrito de Santarém), para assinalar o Dia Mundial…

Fundação José Saramago conquista Prémio Eduardo Lourenço 2021

A Fundação José Saramago é a vencedora da 17.ª edição do Prémio Eduardo Lourenço, anunciou o Centro de Estudos Ibéricos (CEI). “O júri da…

Festival ‘Às Vezes o Amor’ grandes nomes da música nacional a Santarém, Tomar e Torres Novas

A 7ª edição do festival ‘Às Vezes o Amor’, que decorre de 12 a 14 de Fevereiro, em várias cidades portuguesas, vai trazer grandes…

Jornadas de Cultura de 3 a 11 de setembro em Salvaterra de Magos

A 9.ª edição das Jornadas de Cultura de Salvaterra de Magos arranca no sábado, 3 de Setembro, com o objectivo de dar a conhecer…