A história do cinquentenário da CGTP-IN está em exposição até ao próximo dia 15 de Julho, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém.

A mostra, no programa de iniciativas comemorativas do cinquentenário do sindicato, é constituída por vinte e quatro painéis expositivos, com imagens que testemunham alguns dos acontecimentos que marcam a história da CGTP-IN, organizados em cinco grandes temas: (i) Fundação, (ii) 1.º de Maio, (iii) Aniversários, (iv) Greves Gerais e (v) Congressos.

No passado de 1 de Outubro, completaram-se 50 anos desde que quatro direcções sindicais, representativas e da confiança dos trabalhadores, dos sindicatos dos caixeiros, dos lanifícios, dos metalúrgicos e dos bancários, todos de Lisboa, convocaram a primeira reunião intersindical, que se viria a realizar a 11 de Outubro de 1970.

“Os trabalhadores no distrito de Santarém têm uma relação histórica e profunda com as raízes e a luta da CGTP-IN, tendo também tido um papel fundamental na conquista e defesa de todos os trabalhadores em Portugal”, destaca a União dos Sindicatos do Distrito de Santarém em comunicado.

Leia também...

Biblioteca de Azambuja alarga horário para servir melhor os utentes

A Biblioteca Municipal de Azambuja vai alargar o seu horário de funcionamento para servir melhor os seus utilizadores. Numa primeira fase, entre os dias…

Netos de Mário Rodrigues vencem prémio dedicado ao avô

Mateus e Vasco Rodrigues realizaram uma obra conjunta com Ana da Silva.

Teatro de marionetas sábado na Sociedade Recreativa Operária

A Sociedade Recreativa Operária (SRO), em Santarém, recebe sábado, às 18:00, o espectáculo para crianças “Pés Pretos”, do Teatrinho de Santarém, que junta actores…

Bernardo Santareno homenageado por poetas escalabitanos

A Câmara de Santarém está a promover uma iniciativa de homenagem ao dramaturgo escalabitano Bernardo Santareno com a publicação ‘online’ de poemas inéditos de poetas…