A história do cinquentenário da CGTP-IN está em exposição até ao próximo dia 15 de Julho, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém.

A mostra, no programa de iniciativas comemorativas do cinquentenário do sindicato, é constituída por vinte e quatro painéis expositivos, com imagens que testemunham alguns dos acontecimentos que marcam a história da CGTP-IN, organizados em cinco grandes temas: (i) Fundação, (ii) 1.º de Maio, (iii) Aniversários, (iv) Greves Gerais e (v) Congressos.

No passado de 1 de Outubro, completaram-se 50 anos desde que quatro direcções sindicais, representativas e da confiança dos trabalhadores, dos sindicatos dos caixeiros, dos lanifícios, dos metalúrgicos e dos bancários, todos de Lisboa, convocaram a primeira reunião intersindical, que se viria a realizar a 11 de Outubro de 1970.

“Os trabalhadores no distrito de Santarém têm uma relação histórica e profunda com as raízes e a luta da CGTP-IN, tendo também tido um papel fundamental na conquista e defesa de todos os trabalhadores em Portugal”, destaca a União dos Sindicatos do Distrito de Santarém em comunicado.

Leia também...

Associações e agentes culturais com apoio de 150 mil euros da Câmara de Santarém

O Município de Santarém aprovou, em reunião de Executivo Municipal, o apoio financeiro global de 150 mil euros para apoiar “projectos culturais de reconhecida…

4ª Edição do RAS continua a “dar voz aos artistas”

Está a decorrer, até domingo, no Centro Cultural Regional de Santarém, a quarta edição do RAS (Residência Artística de Santarém), que, apesar da pandemia…

Investigadores da Universidade do Algarve estudam Concheiros de Muge

Uma equipa do Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB) da Universidade do Algarve está a efectuar escavações no concheiro do…

“Todo o teatro é de amadores, porque é uma coisa que se faz por amor”

Frederico Corado é o novo encenador e director artístico do Grupo de Teatro da Sociedade Recreativa Operária (SRO) de Santarém. Encenador profissional e detentor…