No passado dia 05 de abril de 2022, a CPCJ de Alpiarça, em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Alpiarça, o Agrupamento de Escolas de José Relvas e a Comissão Nacional das CCPCJ, concluiu o seu projecto “A Cápsula do Tempo” com o fecho da cápsula que foi colocada na Escola-Sede do Agrupamento de Escolas.

Este projecto foi desenvolvido por alunos de Alpiarça sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens. Os alunos das turmas que participaram reflectiram sobre os seus direitos, fazendo trabalhos sobre eles, e opinaram sobre a importância de cada um de todos aqueles que estão inscritos na Convenção dos Direitos das Crianças e Jovens. Os trabalhos também versaram a inovação, tendo-se reflectido sobre a futura introdução de mais direitos na Convenção, de acordo com uma realidade mundial que já não é a mesma do passado. O acesso de todos à Educação Digital foi uma das sugestões apresentadas como um novo Direito a inscrever na Convenção, futuramente.

Todo o trabalho produzido, bem como fotos de todos os alunos que frequentam o Agrupamento no ano lectivo 2021/22, uma t-shirt usada pelo ultramaratonista João Paulo Félix quando correu, em 2021, os 2.222 Km da Volta a Portugal a correr pelos Direitos das Crianças e Jovens e um jornal do Correio do Ribatejo que a noticiou, foi colocado dentro da cápsula do Tempo que ficará fechada durante vinte anos e será aberta por alunos do Agrupamento de Escolas de José Relvas, no ano vindouro de 2042.

Esta actividade inseriu-se no Plano de Acção da CPCJ de Alpiarça – 2021 e era para ter sido concluído no dia 20 de Novembro, aniversário da assinatura da Convenção dos Direitos das Crianças e Jovens. No entanto, a pandemia foi impondo sucessivos adiamentos. Escolheu-se o mês de Abril para concluir esta Acção, dado tratar-se do Mês da Prevenção dos maus-tratos a Crianças e Jovens.

Do Plano de Ação – 2022 da CPCJ de Alpiarça fazem parte outros projectos que estão a ser desenvolvidos, com o apoio de todas as forças vivas de Alpiarça, no sentido de uma efectiva promoção dos direitos das crianças e, paralelamente, de prevenção das situações de risco e perigo a que elas estão sujeitas.

Leia também...

Vereadora Cláudia Coutinho renuncia ao cargo na Câmara Municipal de Santarém

A, até então, vereadora Cláudia Coutinho renunciou ao cargo que detinha na veração da Câmara Municipal de Santarém, alegando motivos pessoais e familiares. Em…

Procissão das Velas na Raposa

A Paróquia da Raposa/Santo António realiza amanhã, sábado, dia 8 de Outubro, uma Procissão das Velas, em honra de Nossa Senhora do Rosário de…

Chegada do Homem à lua inspira ano lectivo

O ano lectivo no município da Chamusca vai assinalar os 50 anos da chegada do Homem à lua e os centenários da União Astronómica…

Jovens de Ourém convidados a participar na Assembleia Jovem no próximo ano lectivo

A AMO – Assembleia Municipal de Ourém, lançou o desafio a todas as escolas, do 2º ciclo ao secundário, para participarem no projecto AJO…