No passado dia 05 de abril de 2022, a CPCJ de Alpiarça, em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Alpiarça, o Agrupamento de Escolas de José Relvas e a Comissão Nacional das CCPCJ, concluiu o seu projecto “A Cápsula do Tempo” com o fecho da cápsula que foi colocada na Escola-Sede do Agrupamento de Escolas.

Este projecto foi desenvolvido por alunos de Alpiarça sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens. Os alunos das turmas que participaram reflectiram sobre os seus direitos, fazendo trabalhos sobre eles, e opinaram sobre a importância de cada um de todos aqueles que estão inscritos na Convenção dos Direitos das Crianças e Jovens. Os trabalhos também versaram a inovação, tendo-se reflectido sobre a futura introdução de mais direitos na Convenção, de acordo com uma realidade mundial que já não é a mesma do passado. O acesso de todos à Educação Digital foi uma das sugestões apresentadas como um novo Direito a inscrever na Convenção, futuramente.

Todo o trabalho produzido, bem como fotos de todos os alunos que frequentam o Agrupamento no ano lectivo 2021/22, uma t-shirt usada pelo ultramaratonista João Paulo Félix quando correu, em 2021, os 2.222 Km da Volta a Portugal a correr pelos Direitos das Crianças e Jovens e um jornal do Correio do Ribatejo que a noticiou, foi colocado dentro da cápsula do Tempo que ficará fechada durante vinte anos e será aberta por alunos do Agrupamento de Escolas de José Relvas, no ano vindouro de 2042.

Esta actividade inseriu-se no Plano de Acção da CPCJ de Alpiarça – 2021 e era para ter sido concluído no dia 20 de Novembro, aniversário da assinatura da Convenção dos Direitos das Crianças e Jovens. No entanto, a pandemia foi impondo sucessivos adiamentos. Escolheu-se o mês de Abril para concluir esta Acção, dado tratar-se do Mês da Prevenção dos maus-tratos a Crianças e Jovens.

Do Plano de Ação – 2022 da CPCJ de Alpiarça fazem parte outros projectos que estão a ser desenvolvidos, com o apoio de todas as forças vivas de Alpiarça, no sentido de uma efectiva promoção dos direitos das crianças e, paralelamente, de prevenção das situações de risco e perigo a que elas estão sujeitas.

Leia também...
Foto de arquivo

Lisboa e Vale do Tejo absorve quase 40% das vagas para necessidades permanentes nas urgências

Mais de uma em cada três vagas para recém-especialistas identificadas como necessidades…

Instalação “Percursos de Mário Rodrigues” vence Prémio

A sexta edição do Pictorin, organizada pela Pictorin-Associação para o Desenvolvimento das…

NERSANT e CIMLT identificam ‘gaps’ de sustentabilidade e riscos económicos na região da Lezíria do Tejo

Num mundo globalizado, as empresas e os blocos económicos estão sujeitos às…

Museu Ferroviário promove III Festival Vapor “A Steampunk Circus”

O Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento, promove, de sexta-feira a domingo,…