A Câmara Municipal de Abrantes aprovou, por unanimidade, no dia 19 de Outubro, um parecer favorável com vista à criação da Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP) – Rio Torto, que está inserida no território da Zona de Intervenção Florestal (ZIF) Rio Torto, numa área total de 623.6 hectares no sul do concelho, abrangendo o território de S. Miguel do Rio Torto. A entidade gestora é a Associação de Agricultores dos Concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação.

Na reunião de 7 de Setembro, a Câmara de Abrantes já tinha dado parecer positivo à criação da AIGP de Aldeia do Mato, no norte do Concelho, coincidente com a área da ZIF Aldeia do Mato, abrangendo áreas da União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto, Martinchel e Rio de Moinhos, numa área total de 6 878 hectares. A entidade gestora é a Gestiverde.

As áreas integradas de gestão da paisagem estão a ser criadas a nível nacional em zonas de minifúndio e de elevado risco de incêndio, e surgem numa estratégia de mosaico ou de descontinuidade da floresta, em que os espaços florestais são integrados em espaços agrícolas de forma a tornar o território mais produtivo e a aumentar a eficácia da prevenção contra incêndios. As AIGP prevêem diferentes modalidades de relação com os proprietários, podendo estes delegar a gestão do seu terreno à entidade gestora ou fazer a gestão mediante o plano proposto.

Segundo Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes ,este novo enquadramento “deixa-nos muito optimistas para com o futuro porque estas áreas são, de certa forma, muito semelhantes às das ZIF’s, mas com uma interpretação do território florestal muito mais abrangente, com a agricultura e o turismo a fazerem parte do processo, pelo que podemos ter aqui uma linguagem da paisagem completamente diferente de valorização do território”.

Leia também...

Nova subestação E-REDES inaugurada em Alpiarça

A nova Subestação E-REDES de Alpiarça, localizada na Zona Industrial de Alpiarça, foi inaugurada esta manhã. “Este é um investimento estratégico que visa reforçar…

Santarém defende desvio da Linha do Norte e quadruplicação preocupa Vila Franca de Xira

O presidente da Câmara de Santarém considerou hoje que o desvio da Linha do Norte na cidade pode melhorar a circulação ferroviária na região,…

Inscrições abertas para concurso de fotografia “Vamos fotografar o nosso património arquitetónico”

“Vamos Fotografar o Nosso Património Arquitetónico” foi o tema escolhido para o concurso de fotografia, inserido no projecto “Marcas na História”, organizado pelas Bibliotecas…

Mais 11 cabazes “Bebé Feliz” entregues pela Câmara Municipal de Alcanena

A presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, acompanhada pela vereadora Maria João Gomez, e pelos vereadores Luís Pires e Hugo Santarém, entregou,…