A Câmara Municipal de Abrantes aprovou, por unanimidade, no dia 19 de Outubro, um parecer favorável com vista à criação da Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP) – Rio Torto, que está inserida no território da Zona de Intervenção Florestal (ZIF) Rio Torto, numa área total de 623.6 hectares no sul do concelho, abrangendo o território de S. Miguel do Rio Torto. A entidade gestora é a Associação de Agricultores dos Concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação.

Na reunião de 7 de Setembro, a Câmara de Abrantes já tinha dado parecer positivo à criação da AIGP de Aldeia do Mato, no norte do Concelho, coincidente com a área da ZIF Aldeia do Mato, abrangendo áreas da União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto, Martinchel e Rio de Moinhos, numa área total de 6 878 hectares. A entidade gestora é a Gestiverde.

As áreas integradas de gestão da paisagem estão a ser criadas a nível nacional em zonas de minifúndio e de elevado risco de incêndio, e surgem numa estratégia de mosaico ou de descontinuidade da floresta, em que os espaços florestais são integrados em espaços agrícolas de forma a tornar o território mais produtivo e a aumentar a eficácia da prevenção contra incêndios. As AIGP prevêem diferentes modalidades de relação com os proprietários, podendo estes delegar a gestão do seu terreno à entidade gestora ou fazer a gestão mediante o plano proposto.

Segundo Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes ,este novo enquadramento “deixa-nos muito optimistas para com o futuro porque estas áreas são, de certa forma, muito semelhantes às das ZIF’s, mas com uma interpretação do território florestal muito mais abrangente, com a agricultura e o turismo a fazerem parte do processo, pelo que podemos ter aqui uma linguagem da paisagem completamente diferente de valorização do território”.

Leia também...

Coruche – Cartelazo em dia de festa

Depois do cancelamento, ou adiamento, da corrida em que deveriam ter actuado em mano-a-mano os cavaleiros João Moura e João Salgueiro, a temporada de…

Faleceu José Manuel Roque

José Manuel Roque, presidente do conselho de administração da Roques Vale do Tejo faleceu ontem, aos 79 anos de idade. Natural de Lisboa, onde…

Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo faz balanço positivo da presença na BTL

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo faz um balanço positivo da presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que…

Militantes do BE Santarém reclamam repetição da escolha cabeça de lista

Um grupo de militantes do Bloco de Esquerda do distrito de Santarém recorreu à Comissão de Direitos do partido para que declare inválida a…