A Câmara Municipal de Abrantes (CMA) celebrou os 103 anos da elevação de Abrantes a cidade, numa cerimónia realizada na manhã do dia 14 de Junho, no Castelo da cidade. Na presença do Chefe de Estado-Maior do Exército, General Nunes da Fonseca, foi atribuída a medalha de mérito municipal ao Regimento de Apoio militar de Emergência (RAME), tendo o seu 1º Comandante, Coronel César Reis, recebido um louvor do município.

No discurso alusivo à data, o presidente da CMA, Manuel Jorge Valamatos, referiu o RAME como uma estrutura de referência incontornável de “suporte à protecção e à sociedade civil”, sublinhando a “postura cooperante, o diálogo institucional permanente”, mas também realçou “a abertura da instituição militar cada vez mais notória, o apoio continuado aos múltiplos programas de intervenção comunitária e, até, de realização conjunta, reforçam esta posição de cooperação, num trabalho permanente de convergência de esforços entre as forças civis e militares”.

Manuel Jorge Valamatos deixou ainda uma palavra de reconhecimento aos ex-combatentes e às suas famílias, “pela coragem com que deram o melhor de si por Portugal”. A parada militar foi realizada pelo RAME e a cerimónia contou também com a banda do Exército.

Dirigindo-se aos Abrantinos, o presidente da Câmara evocou o passado histórico. “Celebramos o compromisso que ao longo de décadas foi construído por homens e mulheres desta comunidade” e disse que o futuro “cabe a todos nós, Abrantinos, continuar a inovar, a consolidar a nossa confiança no futuro. Cabe a cada um de nós promovermos positivamente a nossa cidade, o nosso turismo, a nossa gastronomia, a nossa economia, a nossa inovação, a nossa educação, a nossa saúde”.

O presidente concluiu o discurso com o compromisso de querer “continuar a olhar para as nossas pessoas, freguesias, instituições e empresas, encontrando sempre as melhores soluções em conjunto”.

Leia também...

Liga dos Bombeiros considera que condenação do INEM dá razão a alertas sobre protocolo

A Liga dos Bombeiros considerou hoje que a condenação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a pagar por serviços fora de protocolo aos…

Autarcas da região confiantes que 2022 trará o fim da pandemia

Correio do Ribatejo ouviu sete autarcas sobre 2022.

Morreu Joaquim Borrego, fundador da Borrego Leonor & Irmão

Vítima de doença prolongada.

Município de Santarém lança concurso de criação de “Slogan” para Dia do Município de Santarém na FNA

O Município de Santarém lança um concurso de criação de um “Slogan” para o Dia do Município de Santarém, que se comemora no dia…