O roteiro “Portas D’Abrantes”, um percurso pedestre de turismo militar que passa pelas antigas defesas e oito portas da antiga praça de guerra, vai ser aberto hoje, quinta-feira, dia 18 de Abril, Dia dos Monumentos e Sítios, pelo município.

“Nesta lógica de estruturação de produtos turísticos e de definição de diferentes roteiros um pouco por todo o território, e concretamente aqui na cidade [Abrantes], a ideia foi tentar divulgar e valorizar aquilo que a fortaleza militar ofereceria há 200 anos a esta parte, através da cartografia militar da época”, disse hoje à Lusa o vereador Luís Dias, com o pelouro da Cultura na Câmara de Abrantes (Santarém).

Em nota informativa, o município indica que o percurso pedestre circular, com cerca de cinco quilómetros, “passa pelas antigas defesas e oito portas da antiga praça de guerra, regressando ao ponto inicial após passar pelo castelo, elemento central da defesa desde a Idade Média”.

Segundo o vereador, o roteiro teve por base os “mapas e plantas militares de Abrantes dos séculos XVIII e XIX, nomeadamente as de 1801, 1810, 1817 e 1820, aquando das invasões francesas e elaboradas pelo Real Corpo de Engenheiros”, documentos que “sustentaram o desenho deste roteiro pelas antigas portas e defesas da então vila, visando, na altura, a defesa, e, agora, a valorização da nossa história militar”.

Esta “roteirização”, em forma de percurso pedestre circular, “passa pelos baluartes da defesa da vila fortificada de Abrantes” e tem “muitas curiosidades associadas”, salientou, acrescentando que o roteiro foi produzido com a colaboração de José Manuel d’Oliveira Vieira, militar na reserva e investigador da história local.

Para Luís Dias, a apresentação do novo roteiro Portas D’Abrantes na quinta-feira, para além de assinalar o Dia dos Monumentos e Sítios, visa também homenagear os militares de Abril.

“Serve para homenagear e celebrar também, num mês tão relevante para a nossa história, a liberdade, a democracia, o Movimento das Forças Armadas (MFA) e todo este contexto militar que celebra os 50 anos do 25 de Abril de 1974”, afirmou.

Leia também...

Festival Materiais Diversos em cena até dia 17

A conversa “Que paisagens pode um festival criar?” abriu terça-feira, no Cartaxo, a 11.ª edição do Festival Materiais Diversos (FMD), que encerra, dia 17,…

Liceu de Abrantes recebe Exposição de Artes Visuais de antigos alunos

Está patente no átrio da Escola Dr. Manuel Fernandes, de 24 de Setembro a 26 de Outubro, uma exposição de artes visuais da autoria…

Chamusca abre centro de testagem gratuito para a população do concelho

Nos dias 30 e 31 de Dezembro.

Assembleia Municipal de Ourém alerta Segurança Social para falta de creches

O presidente da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, escreveu ao Centro Distrital de Santarém da Segurança Social a alertar para a falta de…