A Câmara de Santarém aprovou na segunda-feira, 21 de Outubro, a adjudicação da empreitada de conservação e beneficiação da Igreja de S. João do Alporão, pelo valor de 777.924 euros e um prazo de execução de 270 dias, após consignação da obra.

A requalificação do exterior do monumento, que se encontra encerrado ao público desde 2012 por razões de segurança, acontece depois da emissão de parecer favorável pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), refere uma nota da autarquia.

Inês Barroso, vice-presidente da Câmara de Santarém com o pelouro da Cultura, disse em Abril que esta intervenção permitirá reabrir o monumento nacional, considerado o primeiro testemunho do gótico em Santarém, que será depois alvo de uma “intervenção de fundo”, a decorrer de forma faseada.

Leia também...

Câmara Municipal de Alpiarça encerrada devido a dois casos positivos

O edifício da Câmara Municipal de Alpiarça encerrou provisoriamente ao público, depois de duas funcionárias da autarquia terem testado positivo à covid-19. Em declarações…

O Centro Histórico é uma ‘bandeira’ de Santarém

Nuno Graça é sócio-gerente da ‘Loja das Tradições’ em Santarém. O jovem empresário decidiu abrir o negócio no Centro Histórico por não existir na…

Forcados desconvocam protesto devido aos números da pandemia

A Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF) desconvocou hoje um protesto agendado para sábado, 27 de Junho, em vários pontos do país, contra as…

Doçaria portuguesa junta-se no final de Outubro em Abrantes

A Palha de Abrantes e as Tigeladas, juntamente com a doçaria tradicional da Cidade Florida, voltam a ser as anfitriãs da Feira Nacional de…