O Dia Mundial da Água é celebrado, a 22 de Março, com o propósito de chamar a atenção de todos sobre a importância da água e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Este dia, proclamado por meio da Resolução A/RES/47/193 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 22 de Dezembro de 1992, em conformidade com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, é comemorado, anualmente, desde 1993.

A cada ano, e sob a coordenação do Programa Mundial de Avaliação da Água (WWAP) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em nome da Água das Nações Unidas (UN-Water), é lançado um novo Relatório do Desenvolvimento Mundial da Água com o intuito de fornecer ferramentas para formular e implementar políticas sustentáveis para a água, cujo lema, em 2021, é “Valorizar a água”.

O Dia Mundial da Água foi criado para lembrar a responsabilidade que temos sobre a água no planeta, enquanto bem essencial à vida, que deve ser utilizado para benefício do Homem, sem comprometer as necessidades dos ecossistemas e a continuidade hídrica dos recursos de água. É, pois, imperioso que cada um de nós lhe atribua o devido valor e a preserve, praticando maneiras de economizar, reutilizar e de a utilizar da forma mais racional e eficiente possível, pensando, sempre, no equilíbrio do nosso planeta e nas gerações futuras.

Consciente da importância e pertinência desta temática, a Águas de Santarém pretende dar o seu contributo na redução da pegada ambiental, através da sensibilização da população para o consumo de água da torneira – segura e de reconhecida qualidade confirmada pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos –, em substituição da água engarrafada, almejando a que a mudança, de cada um, para comportamentos mais responsáveis, do ponto de vista ambiental e da sustentabilidade, possa, gradualmente, incentivar outros num objectivo comum.

É com este mote, que a Águas de Santarém lança, neste dia repleto de simbolismo, uma nova garrafa de água da marca águAS – Natural de Santarém. A par de mais uma aposta em materiais amigos do ambiente, esta garrafa pretende incentivar o consumo de água da torneira em qualquer lugar, em detrimento da água engarrafada. Uma garrafa prática, leve, atrativa e de fácil transporte. Em breve, perto de si.

Convictos de que, neste dia dedicado à água, é o momento certo para promover um movimento, o mais abrangente possível, de reflexão sobre um bem precioso, essencial, finito e, bem assim, sobre o seu “valor”, a Águas de Santarém aliou-se, naturalmente, à campanha de sensibilização, a nível nacional, promovida pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, designada “H2Off – Hora de fechar a torneira”.

O apelo é simples: fechar a torneira às 22 horas do dia 22 de março. Uma hora sem consumir água, enquanto ato deliberado, como forma de refletir, em consciência, sobre a importância da água e a sua finitude. Junte-se ao movimento por um futuro mais sustentável, porque, juntos, fazemos a diferença.

A Águas de Santarém, aliou-se, igualmente, à campanha online da Associação Ambientalista ZERO “Água da Torneira. A bebida preferida.”, que visa incentivar ao consumo de água da torneira, reduzindo, assim, as pegadas de carbono, energética e hídrica.

Leia também...

Rio Maior investe 2 ME em residência para estudantes

O município de Rio Maior vai investir 2,1 milhões de euros na transformação de dois edifícios do centro histórico em residência para 62 estudantes,…

Acidente provoca dois feridos em Santarém

Um acidente entre dois ligeiros provocou o corte da circulação na Rua Pedro Santarém ontem, quinta-feira, dia 12 de Dezembro. Do acidente resultaram dois…

GNR deteve homem em flagrante por pesca ilegal de meixão no Cartaxo

Um homem de 44 anos foi detido no concelho do Cartaxo após ser apanhado a pescar ilegalmente meixão, tendo-lhe sido apreendidos 2,2 quilos de…

Município assina protocolos com sete Freguesias que garante o investimento de 1,743 milhões de euros na área da Saúde

No âmbito da transferência das competências para o Município de Santarém na área da Saúde, foram assinados sete protocolos com Uniões e as Juntas…