A empresa municipal Águas de Santarém abriu um concurso público para Implementação de Sistema de Telegestão no Sistema de Abastecimento de Água no Concelho de Santarém, num investimento total de 620 mil euros. A abertura do procedimento foi aprovada na reunião do Conselho de Administração, do passado dia 29 de Janeiro.

A implementação deste novo sistema, tem um valor base para concurso de 620 mil euros e será co-financiado parcialmente por fundos comunitários no âmbito do PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. O novo sistema de telegestão irá substituir o existente, já antigo, que estava implementado desde a década de 90.

Segundo a empresa, o novo sistema de telegestão, constituído pelos componentes de centro de comando, sistema de supervisão SCADA e plataforma WEB, permitirá a integração de sistemas de gestão de informação, nomeadamente NAVIA e SIG, com a telegestão, possibilitando, assim, uma gestão técnica eficiente dos sistemas de abastecimento de água.

O sistema de telegestão deverá integrar os 21 sistemas de abastecimento de água, nos quais se inserem as 71 instalações físicas, que irão ser dotadas de autómatos programáveis para comunicação com o centro de comando.

“O sistema a implementar trará aumento das capacidades, nomeadamente de operação remota, de monitorização de caudais, pressões e de ZMC’s – Zonas de Monitorização e Controlo, entre outras, permitindo uma actuação mais precisa e com identificação prévia das ocorrências, com o objectivo final de maior controlo sobre avarias, perdas de água e outros eventuais constrangimentos na rede de abastecimento de água, diminuindo, em consequência, os tempos de resposta na solução dos problemas”, assinala a empresa.

Leia também...

Seca agravou-se mas situação ainda não é como a do ano passado

Bruno Coelho, um dos capitães da Selecção Portuguesa de Futsal, espera “derrotar pela primeira vez” o Brasil, num dos dois jogos particulares de preparação…

BE propõe criação de ecovia do Tejo até Espanha para “criar uma consciência ambiental”

O Bloco de Esquerda recomendou ao Governo a criação de uma ecovia do Tejo, que ligue a foz, em Lisboa, a Alcântara, na Extremadura…

Médio Tejo apresenta resposta integrada para proteger população dos efeitos das alterações climáticas

Projeto resulta de diversas parcerias entre várias entidades e tem como objetivo reforçar o apoio prestado à população, face às alterações climáticas. Prevenir, capacitar…

Movimento pelo Tejo alerta para impactos de plano hidrológico espanhol em Portugal

O proTEJO – Movimento pelo Tejo alertou o Governo para os impactos negativos para o meio ambiente em Portugal do plano hidrológico espanhol, em…