A empresa municipal Águas de Santarém abriu um concurso público para Implementação de Sistema de Telegestão no Sistema de Abastecimento de Água no Concelho de Santarém, num investimento total de 620 mil euros. A abertura do procedimento foi aprovada na reunião do Conselho de Administração, do passado dia 29 de Janeiro.

A implementação deste novo sistema, tem um valor base para concurso de 620 mil euros e será co-financiado parcialmente por fundos comunitários no âmbito do PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. O novo sistema de telegestão irá substituir o existente, já antigo, que estava implementado desde a década de 90.

Segundo a empresa, o novo sistema de telegestão, constituído pelos componentes de centro de comando, sistema de supervisão SCADA e plataforma WEB, permitirá a integração de sistemas de gestão de informação, nomeadamente NAVIA e SIG, com a telegestão, possibilitando, assim, uma gestão técnica eficiente dos sistemas de abastecimento de água.

O sistema de telegestão deverá integrar os 21 sistemas de abastecimento de água, nos quais se inserem as 71 instalações físicas, que irão ser dotadas de autómatos programáveis para comunicação com o centro de comando.

“O sistema a implementar trará aumento das capacidades, nomeadamente de operação remota, de monitorização de caudais, pressões e de ZMC’s – Zonas de Monitorização e Controlo, entre outras, permitindo uma actuação mais precisa e com identificação prévia das ocorrências, com o objectivo final de maior controlo sobre avarias, perdas de água e outros eventuais constrangimentos na rede de abastecimento de água, diminuindo, em consequência, os tempos de resposta na solução dos problemas”, assinala a empresa.

Leia também...

Certificação regional de Gestão Florestal Sustentável chega à região da Lezíria do Tejo

A região do Alentejo (NUT2), onde se incluiu a Lezíria do Tejo e que abrange uma área total de 3 160 490,1 hectares de…

Câmara de Santarém actualiza tarifário de recolha de resíduos

A Câmara Municipal de Santarém aprovou esta segunda-feira, 17 de Junho, com os votos a favor do PSD e quatro votos contra do PS,…

Trabalhadores da Bonduelle reabilitam linha de água da Ribeira das Cabanas

A empresa Bonduelle participou no projecto Reabilitar Troço a Troço (RTT) da Câmara Municipal de Santarém. A empresa sediada em Santarém reabilitou, com a…

Plataforma apela ao Governo para que proíba venda de herbicidas com glifosato

A Plataforma Transgénicos Fora apelou hoje ao Governo para que proíba a venda de herbicidas à base de glifosato, que apoie os agricultores e…