A empresa municipal Águas de Santarém abriu um concurso público para Implementação de Sistema de Telegestão no Sistema de Abastecimento de Água no Concelho de Santarém, num investimento total de 620 mil euros. A abertura do procedimento foi aprovada na reunião do Conselho de Administração, do passado dia 29 de Janeiro.

A implementação deste novo sistema, tem um valor base para concurso de 620 mil euros e será co-financiado parcialmente por fundos comunitários no âmbito do PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. O novo sistema de telegestão irá substituir o existente, já antigo, que estava implementado desde a década de 90.

Segundo a empresa, o novo sistema de telegestão, constituído pelos componentes de centro de comando, sistema de supervisão SCADA e plataforma WEB, permitirá a integração de sistemas de gestão de informação, nomeadamente NAVIA e SIG, com a telegestão, possibilitando, assim, uma gestão técnica eficiente dos sistemas de abastecimento de água.

O sistema de telegestão deverá integrar os 21 sistemas de abastecimento de água, nos quais se inserem as 71 instalações físicas, que irão ser dotadas de autómatos programáveis para comunicação com o centro de comando.

“O sistema a implementar trará aumento das capacidades, nomeadamente de operação remota, de monitorização de caudais, pressões e de ZMC’s – Zonas de Monitorização e Controlo, entre outras, permitindo uma actuação mais precisa e com identificação prévia das ocorrências, com o objectivo final de maior controlo sobre avarias, perdas de água e outros eventuais constrangimentos na rede de abastecimento de água, diminuindo, em consequência, os tempos de resposta na solução dos problemas”, assinala a empresa.

Leia também...

EPAL vence prémio pelo projecto Operação Tejo 2018

 Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL) recebeu na terça-feira um prémio na categoria responsabilidade social, ambiente e redução de impactos, pela Associação Portuguesa de…

‘Rio acima’: projecto do Ministério do Ambiente com actividades em Constância

O Centro Ciência Viva de Constância em parceria com o Parque Ambiental de Santa Margarida, vai dinamizar três eventos no âmbito do projecto “Por…

Município de Almeirim investe 1,2 milhões de euros em cobertura total com iluminação LED

Almeirim assinalou na quarta-feira a conclusão do processo de cobertura total do território concelhio com iluminação baseada em tecnologia LED, um investimento global de…

População de Alcanena em protesto contra a poluição ambiental

A população de Alcanena vai protestar na próxima sexta-feira, 24 de Julho, pelas 20h30, junto ao Cine-Teatro São Pedro, para demonstrar a sua indignação…