A empresa municipal Águas de Santarém vai manter em 2022 o tarifário que vigorou em 2021, prevendo realizar investimentos da ordem dos 4,55 milhões de euros, num orçamento superior a 9 milhões de euros.

O documento prevê um investimento de perto de 3,2 milhões de euros no sistema de abastecimento de água, nomeadamente, na substituição de oito quilómetros de condutas, na conclusão da reabilitação dos reservatórios de S. Bento, no sistema de telegestão, na continuação de projectos piloto de telemetria e em nova captação, bem como nos sistemas para redução das perdas de água.

O sistema de saneamento, que conta com um total de 508,5 quilómetros de extensão e 21 estações de tratamento de águas residuais (ETAR), tem previsto um investimento de 564 mil euros para construção de colectores.

O documento, que realça o crescimento de 338 mil euros na verba inscrita para investimento (mais 8% que em 2021), destaca que, num futuro próximo, a antiguidade de algumas das ETAR obrigará a investimento significativo, adiantando que a de Santarém tem em curso a revisão do projecto de remodelação e a sua adequação a novos parâmetros, a que se seguirá a abertura de concurso público e a procura de financiamento (comunitário e bancário).

O orçamento contempla o aumento com os custos de pessoal, que decorrem do aumento do salário mínimo e da atribuição do subsídio de penosidade e salubridade, salienta a administração da Águas de Santarém, presidida por Ramiro Matos.

O orçamento foi aprovado na segunda-feira pela Câmara Municipal de Santarém com os votos favoráveis da maioria social-democrata (quatro vereadores) e da oposição socialista (quatro) e o voto contra do vereador do Chega, vai ser submetido à apreciação da Assembleia Municipal na próxima sexta-feira.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…