A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo assina na quinta-feira, na sua sede, em Salvaterra de Magos, um protocolo de cooperação com a associação de defesa do consumidor Deco para promover, junto dos consumidores, o uso eficiente da água.
Em comunicado, a empresa afirma que o protocolo visa a concretização do projecto “A Água é de Todos – Não ao seu desperdício!” através de acções de formação, informação e sensibilização, estando nomeadamente prevista a realização de uma conferência, animação de rua, sessões de informação junto de diferentes públicos e formação para colaboradores dos municípios que integram a Águas do Ribatejo (AR).
Detida na totalidade por sete municípios do distrito, a Águas do Ribatejo tem, desde 2010, estabelecido parcerias com diversas instituições, como a Deco e a associação ambientalista Quercus, para a promoção do uso eficiente da água, tendo chegado, até ao momento, a cerca de 12 mil das 75 mil famílias que abrange, disse à agência Lusa fonte da empresa.
O protocolo a assinar na quinta-feira é o segundo de parceria com a Deco e surge da “necessidade de antecipação de um possível cenário de seca extrema e de dificuldade de abastecimento”, disse a fonte.
No âmbito deste projecto, vai realizar-se uma conferência sobre a importância da sustentabilidade no sector da água, sete acções com animação de rua dirigidas a crianças e jovens, em todos os concelhos abrangidos pela AR, 14 sessões informativas dirigida a alunos e outras tantas para consumidores em geral, em parceria com as Câmaras Municipais.
Está ainda prevista uma acção de formação dirigida aos colaboradores das Câmaras Municipais e a produção e distribuição, juntamente com a factura da água, de um folheto informativo sobre o uso racional da água.
Os alunos dos ensinos secundário e profissional dos sete concelhos abrangidos serão desafiados a realizar um vídeo de promoção do uso racional da água junto de todos os consumidores, afirma a nota.
A campanha irá chegar igualmente a associações de agricultores e a produtores individuais, incluindo aos que detêm pequenas hortas, nomeadamente para procurar reduzir a “proliferação de furos” que reduzem a capacidade de captação e a tornam mais onerosa.
Segundo o Gabinete de Comunicação da AR, o protocolo visa criar sinergias com a Deco, que promove campanhas para poupança da água, para a realização de “um trabalho conjunto em escolas, empresas, instituições e junto da população”.
A empresa tem verificado uma redução nos consumos, que atribui às campanhas que tem vindo a realizar aliadas à crise que obrigou a alguma contenção, disse, alertando que, “se não forem melhoradas as práticas”, pode haver constrangimentos no abastecimento, sobretudo se o próximo verão se assemelhar ao de 2017.
A Águas do Ribatejo abrange os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas, servindo cerca de 150 mil pessoas.