A Câmara Municipal de Almeirim começou a instalar, na cidade e nas restantes freguesias do concelho, passadeiras para melhorar a mobilidade e acessibilidade de pessoas invisuais.
As novas passadeiras tem um novo pavimento em cerâmica para que desta forma este tipo de utilizadores as reconheçam facilmente.
A cidade de Almeirim já tem algumas destas passadeiras instaladas, sendo que as restantes serão construídas de forma gradual e ao longo de todo o concelho.
Pedro Ribeiro, presidente da autarquia, refere que esta intervenção faz parte “de um conjunto de intervenções que estamos a fazer ao nível da mobilidade”, acrescentando que se pretende “a melhoria da mobilidade e dos percursos acessíveis” em todo o concelho.
A mudança em todas as passadeiras no concelho de Almeirim irá ser implementada ao longo dos próximos anos e terá um custo significativo, segundo Pedro Ribeiro.
Para além desta intervenção direccionada aos invisuais, as novas passadeiras serão rebaixadas ao nível dos passeios para facilitar a mobilidade de circulação a todos os peões.
A medida levada a cabo pela autarquia almeirinense enquadra-se o âmbito das recomendações da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, que prevê o uso de material diferenciado para assinalar a presença de rampas, escadas e passagens para peões.