A Câmara Municipal de Almeirim começou a instalar, na cidade e nas restantes freguesias do concelho, passadeiras para melhorar a mobilidade e acessibilidade de pessoas invisuais.

As novas passadeiras tem um novo pavimento em cerâmica para que desta forma este tipo de utilizadores as reconheçam facilmente.

A cidade de Almeirim já tem algumas destas passadeiras instaladas, sendo que as restantes serão construídas de forma gradual e ao longo de todo o concelho.

Pedro Ribeiro, presidente da autarquia, refere que esta intervenção faz parte “de um conjunto de intervenções que estamos a fazer ao nível da mobilidade”, acrescentando que se pretende “a melhoria da mobilidade e dos percursos acessíveis” em todo o concelho.

A mudança em todas as passadeiras no concelho de Almeirim irá ser implementada ao longo dos próximos anos e terá um custo significativo, segundo Pedro Ribeiro.

Para além desta intervenção direccionada aos invisuais, as novas passadeiras serão rebaixadas ao nível dos passeios para facilitar a mobilidade de circulação a todos os peões.

A medida levada a cabo pela autarquia almeirinense enquadra-se o âmbito das recomendações da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, que prevê o uso de material diferenciado para assinalar a presença de rampas, escadas e passagens para peões.

Leia também...

CNEMA vai passar a organizar a Agroglobal

A Agroglobal vai deixar de se realizar no Cartaxo e vai passar para Santarém. O certame será, a partir da próxima edição, realizado pelo…

JMJ: Centro de Exposições de Santarém prepara-se para receber 4.188 jovens a partir de segunda-feira

Grupos de voluntários instalaram-se hoje no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, para organizarem a receção dos 4.188 peregrinos da Jornada…

ULS Lezíria implementa consulta descentralizada de imunoalergologia

A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) acaba de implementar uma nova Consulta Descentralizada de Imunoalergologia, destinada à população em idade pediátrica…

Comarca de Santarém instaurou 21 inquéritos sobre tráfico de pessoas em 2020 e 2021

 A Procuradoria da Comarca de Santarém tem em curso 21 inquéritos respeitantes a auxílio à imigração ilegal e tráfico de pessoas, instaurados nos anos…