Foto: Rui Louraço
Foto: Rui Louraço

O programa Almeirim.on.bike está de regresso para mais uma edição que começou na passada terça-feira, dia 2, e apoia a aquisição de “mais 200 bicicletas”.

A Câmara apoia em 50% a compra de bicicletas até um valor máximo estabelecido por cada uma de 380 euros. O apoio está já disponível para adultos e crianças e para casos de bicicletas adaptadas para pessoas com dificuldades de mobilidade há apoios diferentes.

O objectivo é a ajuda à compra de bicicletas de uso “corrente” que facilitem a mobilidade do dia-a-dia. “Com esta medida pretende-se não só fomentar soluções de mobilidade activa, que permitam reduzir a dependência do automóvel em uso individual, promovendo o desenvolvimento de padrões de mobilidade mais sustentável, mas também a melhoria da qualidade do ar, contribuindo para a neutralidade carbónica, para a redução de ruído e do tráfego, melhorando assim a qualidade de vida e a saúde dos cidadãos, fomentando também actividades de lazer e os momentos ao ar livre.

Sendo este um concelho onde a bicicleta teve um papel fundamental na deslocação das pessoas, pretende o Município revitalizar o seu uso, fomentando a utilização da bicicleta, para as diversas faixas etárias, quer como forma de desporto e lazer, quer como meio de deslocação/transporte no concelho de Almeirim, incentivando os jovens estudantes do concelho a utilizar a mesma nas deslocações de e para a escola,” salienta Pedro Ribeiro, presidente do Município de Almeirim.

Leia também...

Mercado de Natal já arrancou na Chamusca

Começou mais uma edição do Mercado de Natal, uma iniciativa do Município da Chamusca, a decorrer no Jardim Joaquim Maria Cabeça, no centro da…

PSP detém dois condutores por condução sob efeito de álcool e ‘apanha’ 15 sem inspecção

A Polícia de Segurança Pública deteve sete pessoas, entre os dias 14 e 20 de Junho, em operações de prevenção e dissuasão da criminalidade…

A voz do fado autêntico do Ribatejo

João José Chora nasceu a 26 de Março de 1959 na vila da Chamusca. Cresceu perto da vida equestre e, por isso mesmo, viveu…

Arquivado processo contra cidadãos que estavam junto à nascente do rio Almonda

O Ministério Público mandou arquivar por falta de provas a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’…