Mais de 850 jovens ciclistas de todo o país, acompanhados pelos responsáveis das escolas e por muitos pais, encheram o concelho de Almeirim no fim-de-semana de 30 e 31 de Julho para participarem no Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo.
Destinada a crianças entre os 5 e 14 anos, a competição, que não se realizou durante os últimos dois anos devido à pandemia, regressou com mais uma grande festa do ciclismo de formação português, dividindo-se em corridas e provas de destreza, de estrada e de BTT.
O presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, realça a importância do desporto de formação e destaca a presença no concelho de milhares de pessoas que fazem com que o evento tenha um enorme retorno na actividade económica do Concelho.
Outra grande novidade deste encontro foi a “prova especial” de balance bike, destinada às crianças dos 3 aos 5 anos, no âmbito do projecto “a bicicleta vai ao jardim-de-infância”. Uma forma divertida e ao mesmo tempo de preparar o futuro da modalidade, explicou o Presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro.
A prova especial de balance bike, acabou por nos surpreender todos pela adesão dos encarregados de educação, à experiência integrada pela primeira vez no encontro de ciclismo, explicou Jorge Pina responsável pelo projecto das Escolas de Ciclismo da Federação Portuguesa de Ciclismo.
Já o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, fez um balanço muito positivo da prova e destaca as qualidades de Almeirim para esta competição. A sua centralidade no País, conjugadas com as acessibilidades e as condições do local, reforço o nosso desejo, de realizar em 2023, novamente este evento na cidade de Almeirim.
A festa acabou por este ano, com várias centenas de jovens ciclistas, treinadores, dirigentes e respectivas famílias a transformarem Almeirim na capital das duas rodas.