Foto: Alpiagra

A 43.ª edição da Alpiagra – Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça tem início no sábado, sob o lema “Sinta o Ribatejo”, com nove dias dedicados à promoção das tradições, gastronomia e potencialidades económicas da região.

No site oficial do evento, a organização refere que a feira “é uma oportunidade única para desfrutar a gastronomia regional”, sublinhando que a iniciativa se afirma como “montra das potencialidades económicas da região e um espaço de valorização das tradições ribatejanas”.

O certame começa no sábado e decorre até 31 de agosto e apresenta um cartaz musical com nomes como Resistência (dia 23), Nelson Freitas (26), Marisa Liz (27), Wet Bed Gang (28), Calema (29) e Diogo Piçarra (30).

O programa inclui ainda uma noite de fado com Custódio Castelo e António Pinto Basto (24), um concerto da Orquestra Típica Scalabitana (25) e o Festival de Folclore (31).

Além da música, a feira aposta na valorização dos produtos locais com a realização do concurso “Melhor Melão e Melancia de Alpiarça”, que “pretende distinguir a excelência e o trabalho dos produtores locais”.

A gastronomia terá também um papel central, com showcookings, masterclasses e a final do concurso “Pequenos Chefs”.

Em paralelo, decorre o 13.º Encontro Nacional Vespista dos “VespÁguias”, que promete “trazer muitas Vespas e entusiastas deste veículo icónico até Alpiarça, reforçando a dimensão turística e lúdica da feira”.

O evento contará ainda com um Pavilhão Empresarial e um Pavilhão Agrícola, onde os visitantes poderão “conhecer e degustar a excelência da produção vinícola e agroalimentar do concelho”.

Haverá também zonas de ‘street food’, divertimentos, espaços para crianças e um Espaço Jovem com DJ e festas temáticas.

Leia também...

Celebração dos 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia prolonga-se até 2021

A Câmara Municipal de Santarém e a Viver Santarém EM SA, definiram um novo programa de celebração dos 40 anos do Festival Nacional de…

A menina Júlia teve “um outro fim” no Teatro Sá da Bandeira

Na noite de sábado a plateia do Teatro Sá da Bandeira assistiu ao espectáculo de Tiago Rodrigues ‘Um outro fim para a Menina Júlia’,…

Bons Sons comemoram 10.ª edição com manifesto sobre o festival e a aldeia de Cem Soldos

O festival Bons Sons, a comemorar dez edições realizadas em 13 anos, lançou esta segunda-feira, 11 de Março, um manifesto que define em dez…

A Arte do Bunho em Santarém candidata a PCI? Porque não…

Está em fase adiantada de elaboração a candidatura da arte do bunho em Santarém a Património Cultural Imaterial (PCI), numa iniciativa liderada pelo Dr.…