A Câmara Municipal de Santarém e a Viver Santarém EM SA, definiram um novo programa de celebração dos 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia, criando novas iniciativas e prorrogando, até Dezembro de 2021, os eventos que envolvem a Celebração.

O novo programa conta com dezenas de iniciativas ao longo de todos os meses, tendo já sido realizado diversos eventos, adaptados às actuais contingências. Através da realização de dezenas de iniciativas e eventos de amplitude regional e nacional, pretende-se reforçar a Capitalidade Gastronómica de Santarém e criar novas dinâmicas em torno do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém.

A primeira iniciativa desenvolve-se no dia 26 de Julho na Casa do Campino, em formato online, e foi promovida pela Associação dos Município Portugueses do Vinho, pela Câmara Municipal de Santarém e pela Viver Santarém, teve por objectivo assinalar o 20º aniversário da elevação da Gastronomia como Património Cultural de Portugal, onde foi efectuada uma homenagem ao Grupo de Trabalho que promoveu esta iniciativa, com destaque para o Dr. Carlos Abreu. Foi ainda efectuada uma mostra enogastronómica.

Destaca-se nesta nova programação, uma maior envolvência com os principais eventos gastronómicos das diversas freguesias do Concelho, através da presença de um stand próprio, como forma de divulgar o Festival Nacional de Gastronomia e o Programa de Celebração.

Destaca-se ainda a realização da 40a edição do Festival Nacional de Gastronomia, o Dia Nacional da Gastronomia, o evento “Portugal à Mesa em Santarém”, o lançamento do Guia Gastronómico de Santarém, a presença em diversos eventos de amplitude nacional, a realização de diversas conferências, debates e outras actividades que aliam a gastronomia e a importância da actividade física.

Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, reforça “a importância deste programa para a dinamização económica do Concelho e em particular para o sector da restauração, desejamos que em 2020 e 2021 Santarém reforce o seu estatuto de Capital Nacional da Gastronomia Portuguesa”.

João Teixeira Leite, presidente da Viver Santarém, evidencia o esforço de colocar em prática um conjunto de iniciativas e eventos que “visam valorizar Santarém e a sua Gastronomia. Santarém será em 2020 e 2021 um palco de sabores e saberes de Portugal”

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Associação ‘Praça Maior’ fecha gestão da Praça de Touros ‘Celestino Graça’ com sentido de missão cumprida

A Associação “Praça Maior”, responsável pela organização das corridas de toiros na…