A Altice Portugal, através da Fundação Altice, inaugurou na quarta-feira, 7 de Agosto, uma cabine de leitura nascida a partir de uma antiga cabine telefónica, em Riachos, concelho de Torres Novas.

Esta nova cabine de leitura é a primeira na zona de Torres Novas e à semelhança das mais de três dezenas de microbibliotecas já distribuídas um pouco por todo o país, este novo espaço de leitura é dinamizado pela Fundação Altice, que reaproveita cabines telefónicas, e mediante parcerias com entidades autárquicas ou outras, assegura a sua adaptação e instalação com o objectivo de estreitar laços comunitários, exercitar a cidadania e fomentar a leitura num espaço totalmente inesperado, com o mote: “Levar, doar, ler, devolver”.

Autênticas bibliotecas comunitárias, as antigas cabines telefónicas da Altice Portugal permitem materializar uma iniciativa de promoção da leitura pela integração no seu interior, não de um telefone público, mas de um conjunto de livros, numa consagração do ato de ler. A reconversão das cabines telefónicas antigas inspira-se num movimento iniciado na pequena aldeia de Westbury-sub-Mendip, no sudoeste de Inglaterra, onde os seus moradores procuraram transformar uma das cabines telefónicas classicamente encarnadas na mais pequena biblioteca do mundo.

Em Portugal, este projeto iniciou-se pela mão da Fundação PT, em 2013, em Barcelinhos, tendo o sucesso da ação justificado, ao longo dos anos, o enraizamento um pouco por todo o país, incluindo Açores e Madeira, acima de 30 cabines telefónicas transformadas em diversos tipos de equipamento urbano, espaços criativos, vocacionados para a leitura.

A sessão de inauguração desta nova cabine de leitura contou com a presença do Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, do Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira. Marcaram também presença a Representante da parceria do projeto “Livros em Vaivém” e Responsável Rede de Bibliotecas Escolares, Paula Santana, Representantes das entidades participantes – NAR – Núcleo de Arte de Riachos, Centro Escolar de Riachos, Biblioteca Manuel Simões Serôdio e Associação Defesa Património Riachos, Restante Executivo e Presidente da Assembleia de Freguesia.

O Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, partilha que “na Altice Portugal acreditamos que o conceito de educação é fundamental e um dos pilares mestres do desenvolvimento das sociedades modernas. E desta vez trazemo-lo a Riachos, porque para nós, Altice Portugal, e dentro daquilo que é o nosso conceito de proximidade, acreditamos que este conceito se faz também de iniciativas como esta, garantindo iguais oportunidades de acesso à educação e à cultura. Esperamos que este espaço se torne num local de confraternização, um veículo para desenvolver os laços entre as pessoas e as comunidades, porque no fim do dia, o desenvolvimento social faz-se efectivamente da criação destes laços.”

Leia também...

Centro Cultural Regional de Santarém: 45 anos de memória, convicção e resistência cultural

O Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS) assinalou, no passado sábado, 29 de Novembro, 45 anos de actividade com uma mesa-redonda que reuniu fundadores,…

Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque celebra 20 anos 

Este mês de Outubro será marcado pela comemoração dos 20 anos de existência do Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque de Azambuja, que promete uma…

Dia Mundial do Teatro comemorado em Santarém com homenagem a Mário Viegas

O Bar do Teatro Sá da Bandeira acolheu, no dia 27 março, Dia Mundial do Teatro, a apresentação do livro “Voz Própria. Jorge Ginja…

Bons Sons regressa em 2026 para edição comemorativa

O festival Bons Sons, que decorre em Cem Soldos, Tomar, desde 2006, sob o mote “Vem viver a aldeia”, vai passar a ser bienal…