Decorreu ao final da tarde do passado sábado, na Praça Visconde Serra do Pilar (Praça Velha), em Santarém, a cerimónia de apresentação dos três cartéis da próxima temporada na Monumental “Celestino Graça”, pela Associação “Sector 9”. Para a maioria dos presentes perspectiva-se mais um ano em grande e a prometer casas cheias nas três datas: 22 de Março, 7 e 10 de Junho.

A primeira corrida, na tarde de 22 de Março (16 horas), por ocasião das Festas de São José, tem como estrela o cavaleiro João Moura Júnior, que se encerra com seis toiros, quarenta e seis anos depois da histórica encerrona de seu pai nesta mesma praça. Os toiros são oriundos das ganadarias Palha, Veiga Teixeira, Vale Sorraia, Murteira Grave, Romão Tenório e António Raul Brito Paes, e as pegas estarão confiadas aos Grupos de Forcados Amadores de Santarém e de Montemor, capitaneados, respectivamente, por Francisco Graciosa e António Cortes Pena Monteiro.

Em 7 de Junho, ocorre a primeira corrida por ocasião da Feira do Ribatejo, pelas 17 horas, e será a tradicional Corrida dos Agricultores/CAP, desta vez celebrando os 110 anos da fundação do Grupo de Forcados Amadores de Santarém, que pega seis toiros da ganadaria Palha. Convém também não esquecer que esta data é comemorativa do 61.º aniversário da data de inauguração do tauródromo escalabitano. Toureiam os cavaleiros Miguel Moura, João Salgueiro da Costa, Luís Rouxinol Júnior, Joaquim Brito Paes, António Ribeiro Telles (Filho) e Tristão Telles Queiroz.

No dia 10 de Junho, Dia de Portugal, terá lugar uma corrida mista com os cavaleiros João Ribeiro Telles e Francisco Palha, que lidarão quatro toiros de Murteira Grave, e o matador José Maria Manzanares, que enfrentará dois toiros de Álvaro Nuñez. Pegam os Grupos de Forcados Amadores de Santarém e de Vila Franca de Xira, capitaneados, respectivamente, por Francisco Graciosa e Vasco Pereira.

Entretanto, as vendas de abonos e de bilhetes avulso já estão disponíveis, sendo que as aquisições através dos três tipos de abonos oferecem diversos benefícios, para além do desconto no preço dos bilhetes e da opção de escolha prévia dos lugares.

Leia também...

Fandanguista. Ou será Fandangueiro?

A dança do fandango assumiu tanta relevância no contexto das expressões coreográficas populares portuguesas que levou os especialistas na matéria, ou alguns dos mais…

Feira Taurina de Abiul

A Junta de Freguesia de Abiul (Pombal) já oficializou os três cartéis da Feira Taurina do Bodo (Agosto). Destaque para as presenças dos cavaleiros…

Hélder Milheiro – “Uma Explicação que é devida”

O Secretário-geral da PróToiro, Dr. Hélder Milheiro, entendeu ser chegada a hora de cessar a sua colaboração com a Federação Portuguesa de Tauromaquia, após…

Que é deles?… Burladero vazio…

É muito pertinente a questão de Miguel Alvarenga no seu blogue “Farpas”, a propósito desta fotografia captada no passado domingo em Almeirim, na interessante…