O Município de Santarém aprovou o projecto de execução de requalificação da Praça Visconde Serra do Pilar e Largo de Marvila. Esta obra, que tem como objectivo valorizar estes espaços, em termos patrimoniais e turísticos, tem um valor total de investimento de 751461,46 €.

Estas obras que reforçam uma preocupação crescente de revitalização do Centro Histórico, vão permitir a promoção duma vivência efectiva, por parte da população, a par duma acessibilidade pedonal mais cómoda e segura e visam complementar as requalificações de regeneração urbana em curso, potenciando a desejada dinâmica do Centro Histórico.

A solução global adoptada tem como objectivo principal, segundo a autarquia, “devolver a praça aos seus cidadãos para que estes possam utilizar o espaço público em conforto e segurança, conferindo dignidade e nobreza a este local. Pretende-se que a praça tenha uma leitura una, e seja devolvida a sua imagem e função como espaço de encontro, estadia e vivência. Desejamos que seja um local de esplanadas, de encontros, de festa e vida.” afirmou João Teixeira Leite, vereador com o pelouro das obras e projectos municipais.

O próximo passo será o lançamento do procedimento de abertura de concurso público para a empreitada, sendo um projecto financiado com fundos comunitários. A sua conclusão está prevista para o final do primeiro semestre de 2023.

Leia também...

Descoberta nova gravura rupestre com mais de 20 mil anos no vale do Ocreza

Uma terceira gravura rupestre com mais de 20 mil anos, que representa um bovino pré-histórico, foi descoberta no vale do Ocresa, anunciaram a Câmara…

GNR apanha suspeito de sete furtos em residências e anexos

Suspeito é reincidente neste tipo de crime.

Operação “Portugal Sempre Seguro” regista 50 detenções em quatro dias

As operações contaram com a participação da GNR, PSP, Polícia Judiciária, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e…

Dois detidos por cultivo de canábis em Abrantes

O Comando Territorial de Santarém apreendeu, no dia 6 de Junho, seis plantas de canábis e constituiu arguidos dois homens de 19 e 46…