O Município de Santarém aprovou o projecto de execução de requalificação da Praça Visconde Serra do Pilar e Largo de Marvila. Esta obra, que tem como objectivo valorizar estes espaços, em termos patrimoniais e turísticos, tem um valor total de investimento de 751461,46 €.

Estas obras que reforçam uma preocupação crescente de revitalização do Centro Histórico, vão permitir a promoção duma vivência efectiva, por parte da população, a par duma acessibilidade pedonal mais cómoda e segura e visam complementar as requalificações de regeneração urbana em curso, potenciando a desejada dinâmica do Centro Histórico.

A solução global adoptada tem como objectivo principal, segundo a autarquia, “devolver a praça aos seus cidadãos para que estes possam utilizar o espaço público em conforto e segurança, conferindo dignidade e nobreza a este local. Pretende-se que a praça tenha uma leitura una, e seja devolvida a sua imagem e função como espaço de encontro, estadia e vivência. Desejamos que seja um local de esplanadas, de encontros, de festa e vida.” afirmou João Teixeira Leite, vereador com o pelouro das obras e projectos municipais.

O próximo passo será o lançamento do procedimento de abertura de concurso público para a empreitada, sendo um projecto financiado com fundos comunitários. A sua conclusão está prevista para o final do primeiro semestre de 2023.

Leia também...

Luís Arrais reconduzido pela Federação Internacional de Ginástica na liderança do grupo de trabalho sobre envelhecimento activo

Luís Arrais, Presidente da Federação de Ginástica de Portugal (FGP), foi reconduzido pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) para continuar a liderar o “Ageing…

Incêndio nas barreiras das Portas do Sol combatido por 37 operacionais

Cerca de 40 bombeiros estão a combater um incêndio que deflagrou nas barreiras junto às Portas do Sol, no Centro Histórico de Santarém. O…

Três detidos por suspeita de crime de homicídio em Alverca do Ribatejo

A Divisão Policial de Vila Franca de Xira deteve três homens de 19, 22 e 24 anos, por serem suspeitos da prática do crime…

GNR sinalizou 10.251 casos de falta de limpeza de terrenos mas só aplica coimas após sábado

A Guarda Nacional Republicana registou este ano 10.251 sinalizações por falta de limpeza de terrenos agrícolas e florestais para prevenir fogos rurais, informou fonte…