O Município de Santarém aprovou o projecto de execução de requalificação da Praça Visconde Serra do Pilar e Largo de Marvila. Esta obra, que tem como objectivo valorizar estes espaços, em termos patrimoniais e turísticos, tem um valor total de investimento de 751461,46 €.

Estas obras que reforçam uma preocupação crescente de revitalização do Centro Histórico, vão permitir a promoção duma vivência efectiva, por parte da população, a par duma acessibilidade pedonal mais cómoda e segura e visam complementar as requalificações de regeneração urbana em curso, potenciando a desejada dinâmica do Centro Histórico.

A solução global adoptada tem como objectivo principal, segundo a autarquia, “devolver a praça aos seus cidadãos para que estes possam utilizar o espaço público em conforto e segurança, conferindo dignidade e nobreza a este local. Pretende-se que a praça tenha uma leitura una, e seja devolvida a sua imagem e função como espaço de encontro, estadia e vivência. Desejamos que seja um local de esplanadas, de encontros, de festa e vida.” afirmou João Teixeira Leite, vereador com o pelouro das obras e projectos municipais.

O próximo passo será o lançamento do procedimento de abertura de concurso público para a empreitada, sendo um projecto financiado com fundos comunitários. A sua conclusão está prevista para o final do primeiro semestre de 2023.

Leia também...

Distrito de Santarém perdeu mais de 28 mil habitantes numa década

Concelho de Benavente foi o único da região a crescer em número de habitantes.

Comissão Técnica identifica Alcochete como “solução com mais vantagem”

A comissão técnica independente identificou Alcochete como a solução com mais vantagem para o novo aeroporto, entre as duas opções viáveis, segundo o relatório…

Urgência de Obstetrícia em Abrantes condicionada das 09h00 de domingo às 09h00 de terça-feira

A Urgência de Ginecologia e Obstetrícia (UGO) do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), localizada na Unidade de Abrantes (distrito de Santarém), vai estar…

Nova recolha de resíduos preocupa municípios

A nova obrigatoriedade de recolha seletiva de resíduos, como têxteis, pelos municípios, a partir de 01 de janeiro, preocupa muitas autarquias, que reclamam apoios.…