O Município de Santarém aprovou o projecto de execução de requalificação da Praça Visconde Serra do Pilar e Largo de Marvila. Esta obra, que tem como objectivo valorizar estes espaços, em termos patrimoniais e turísticos, tem um valor total de investimento de 751461,46 €.

Estas obras que reforçam uma preocupação crescente de revitalização do Centro Histórico, vão permitir a promoção duma vivência efectiva, por parte da população, a par duma acessibilidade pedonal mais cómoda e segura e visam complementar as requalificações de regeneração urbana em curso, potenciando a desejada dinâmica do Centro Histórico.

A solução global adoptada tem como objectivo principal, segundo a autarquia, “devolver a praça aos seus cidadãos para que estes possam utilizar o espaço público em conforto e segurança, conferindo dignidade e nobreza a este local. Pretende-se que a praça tenha uma leitura una, e seja devolvida a sua imagem e função como espaço de encontro, estadia e vivência. Desejamos que seja um local de esplanadas, de encontros, de festa e vida.” afirmou João Teixeira Leite, vereador com o pelouro das obras e projectos municipais.

O próximo passo será o lançamento do procedimento de abertura de concurso público para a empreitada, sendo um projecto financiado com fundos comunitários. A sua conclusão está prevista para o final do primeiro semestre de 2023.

Leia também...

Incêndios: Câmara de Ourém diz que 60% dos fogos são de origem criminosa

O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, disse hoje à agência Lusa que 60% das ignições são de origem criminosa, após mais um…

Ruas do centro de Almeirim condicionadas devido a obras

As ruas adjacentes à Praça Lourenço de Carvalho (Laranjeiras), em Almeirim, encontram-se encerradas ao trânsito entre hoje e a próxima quarta-feira, 6 de Janeiro,…

Escultor Paulo Neves expõe “O Caminho dos Santos” em Santarém

A igreja da Misericórdia de Santarém recebeu na terça-feira, dia 31 de Outubro, a inauguração da exposição ‘O Caminho dos Santos’, do escultor Paulo…

Igreja cria fundo para indemnizar vítimas de abuso sexual

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) aprovou a criação de um fundo, “com contributo solidário de todas as dioceses”, para compensar financeiramente as vítimas de…