A livraria Aqui Há Gato, em Santarém, foi eleita “Livraria Preferida” dos portugueses, na votação promovida pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).

A Aqui Há Gato conquistou, pela primeira vez, o primeiro prémio, com 2.322 dos cerca de 7.000 votos feitos ‘online’ nas últimas sete semanas, sendo ainda distinguida como a melhor livraria ao nível de Conveniência de Serviços, afirma um comunicado da APEL.

Com um aumento de quase 50% da participação, em relação à edição anterior, os leitores portugueses distinguiram ainda a livraria Arquivo, em Leiria, que alcançou o 2.º lugar, a lisboeta LeYa na Buchholz (3.º), a Traga-Mundos, em Vila Real (4.º), e a alfacinha Ler, em Campo de Ourique (5.º).

Noutras categorias, o Prémio Melhor Catálogo foi para a livraria Baobá, em Lisboa, o Prémio Melhor Ambiente para a Arquivo, em Leiria, mantendo a A das Artes, de Sines, à semelhança do ano passado, o Prémio Melhor Atendimento.

A Aqui Há Gato tem sido distinguida, desde o primeiro ano da iniciativa, mas nunca tinha alcançado o primeiro lugar.

A “Livraria Preferida” é uma acção lançada pela APEL, em 2013, que tem como objectivo salientar o papel importante das livrarias e dos livreiros no acesso ao livro e na criação de hábitos de leitura, afirma a nota da APEL.

Foi com muita emoção que Sofia Vieira soube hoje que a Aqui Há Gato, em Santarém, foi, finalmente, eleita a “Livraria Preferida” dos portugueses, depois de vários anos a estar entre as quatro mais votadas.

“Este é um reconhecimento das pessoas. São elas que votam. Não há outros critérios. E quando são as pessoas individuais, muitas que nem conheço, fico muito feliz”, disse Sofia Vieira à Lusa.

Leia também...

Museu Industrial e Artesanal Têxtil nasce em Mira de Aire para lembrar a importância da lã

O Museu Industrial e Artesanal do Têxtil (MIAT) é inaugurado na segunda-feira, 18 de Maio, em Mira de Aire, para recordar a importância da…

Santarém em Cena evoca Bernardo Santareno e Mário Viegas

O teatro não é só a plateia onde nos sentamos e emocionamos com dilemas ou comédias. Há mais palco para além das tábuas onde…

“A música dá sentido à minha vida”

O músico, compositor e videógrafo do Entroncamento, Pedro Dyonysyo, nasceu para a música com apenas 12 anos. Aprendeu a tocar guitarra e a primeira…

Banda Marcial de Almeirim apresenta novo maestro no Concerto de Ano Novo

A Banda Marcial de Almeirim vai realizar no próximo sábado, 5 de Janeiro, pelas 21:30, o tradicional Concerto de Ano Novo no Cine Teatro…