Os deputados da Assembleia Municipal de Santarém aprovaram na segunda-feira, 18 de Janeiro, em reunião extraordinária, um “Voto de Repúdio” pelo Massacre Cinegético ocorrido na Herdade da Torre Bela, na Azambuja.

A proposta, apresentada pela bancada socialista, obteve 32 votos a favor, 1 contra e quatro abstenções. Da esquerda à direita do espectro político, quase a totalidade dos deputados de Santarém consideraram “condenável” o acontecimento na Quinta da Torre Bela e apelaram a uma maior fiscalização por parte das autoridades para evitar que situações deste tipo ocorram no futuro.

Recorde-se que, em Dezembro último, cerca de 540 animais, a maioria veados e javalis, foram abatidos numa montaria na Quinta da Torre Bela, no concelho da Azambuja.

O abate foi posteriormente “publicitado” nas redes sociais “por alguns dos 16 ‘caçadores’ que terão participado” na iniciativa, que gerou uma onda de indignação no País.

Na mesma sessão os deputados municipais de Santarém aprovaram, num “Voto de Repúdio” pelas agressões a autarcas de Abrantes, atacados com um cajado durante uma reunião por um ex-empresário da construção civil.

“Nada justifica a violência”, consideraram os deputados neste ‘Voto de Repúdio’ que mereceu 33 votos a favor e quatro abstenções.

Recorde-se que o caso aconteceu na terça-feira, 22 de Dezembro: o presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal de Abrantes (CMA) foram agredidos durante uma reunião por um ex-empresário da construção civil que há anos responsabiliza aquela autarquia pela falência das suas empresas.

Segundo comunicado da CMA, o agressor, “munido de um pau com gancho de ferro, entrou ilegalmente no edifício onde decorria a sessão, proferiu várias ameaças verbais aos presentes e agrediu fisicamente o presidente, o vice-presidente e uma trabalhadora” daquele município.

“Qualquer desrespeito por um autarca significa o desrespeito por um símbolo da democracia local”, consideraram os eleitos de Santarém.

Leia também...

Vinte detidos em operação de prevenção criminal da GNR

Vinte pessoas foram detidas entre 23 e 26 de Junho na sequência…

“Clube das Quartas” na Biblioteca Municipal da Chamusca

O evento “Clube das Quartas” é um encontro mensal onde os elementos…
Imagem ilustrativa

Associação Sindical da Polícia considera falácia medidas anunciadas pelo ministro

O presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP) disse hoje,…

Comissão do novo aeroporto abre portas à reavaliação do projeto de Santarém

Os responsáveis pelo projecto do aeroporto em Santarém encontram-se em negociações com…