A Associação Cultural Vale de Santarém Identidade e Memória deu a conhecer recentemente o calendário de actividades para o ano 2025, a primeira das quais já este sábado, 18 de Janeiro, pelas 15h00, na Junta de Freguesia, a conferência “O Vale de Santarém na História da Revolução de Santarém de 1919”, com intervenções de Jéssica Vassalo, João Inglez e Manuel Sá.

”Esta sessão sobre ‘A Revolta de Santarém’, onde foi morto, no Vale de Santarém, o Alferes Aguiar, que por isso tem nome na nossa toponímia, vai debruçar-se sobre o contexto social e político que Portugal atravessava, vai explicar o que foi a Revolta de Santarém de 1919, quais eram as exigências dos revoltosos, quem foram os protagonistas, que armas estavam em presença e q qual foi o papel do Vale de Santarém e a reacção da população”, explicou Manuel Sá, presidente da Associação ao Correio do Ribatejo.

Seguir-se-á, a 15 de Fevereiro a conferência temática: “O Vale de Santarém face às alterações climáticas”.

Já em Março, dia 29, será lançado o livro “À Sombra do Pinheiro das Areias – História do Vale de Santarém”, de Francisco Martins Guerra. 

Segue-se em Abril uma mostra de objectos e outras memórias do Vale de Santarém.

Maio levará o jazz, dia 24, à Sociedade Recreativa Operária local e a 21 de Junho terá lugar novo lançamento de livro, desta feita, “Personalidades históricas do Vale de Santarém”, de Arménio Gomes, no âmbito das comemorações da elevação do Vale a Vila. 

No fim-de-semana seguinte será levada á cena a peça ‘Wenceslau Pinto’, com estreia dia 27, pelas 21h00, na SRO.

O dia 12 de Julho será reservado ao Associativismo do Vale de Santarém, no 50.º Festival de Folclore, numa realização inter-associações, com coordenação do Rancho Folclórico e em Setembro, dia 20, será o Dia dos Autores do Vale de Santarém, com mesa redonda e venda de livros.

A 18 de Outubro de 2025 será prestada homenagem ao Dr. Almeida Gonçalves e a 8 de Novembro serão recordadas as tabernas do Vale de Santarém numa parceria com a SRO.

Já na recta final da programação prevista para este ano e sujeita ainda a alterações e acrescentos, nos dias 21 a 23 de Novembro a SRO recebe a ópera cómica “Gianni Schicchi”, de Giacomo Puccini. 

Por definir estão as datas de três espectáculos da peça “Salgueiro Maia” e a apresentação da peça “Wenceslau Pinto”, em Meruge, Oliveira do Hospital e Casa Pia de Lisboa.

Leia também...

“Continua a faltar uma Carta do Património de Santarém”

Apaixonado pela História de Santarém e pela fotografia, António Monteiro, responsável pelo Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, juntou estas duas…

Concerto de estreia do “Requiem a Bernardo Santareno” foi um sucesso

O Coro do Círculo Cultural Scalabitano, o Choral Phydellius e uma orquestra composta por 14 músicos apresentaram no passado dia 11, na Sé Catedral…

Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas regressa em formato digital

O Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas está de regresso, no próximo dia 22 de Maio, pelas 16h00, em versão online com transmissão…

Capela Dourada reabre ao público após obras de restauro e recuperação (c/vídeo)

A Capela Dourada, contígua à igreja de Jesus Cristo, reabriu ao público, na tarde desta segunda-feira, 31 de Maio, após quase um ano de…