A Associação Cultural Vale de Santarém Identidade e Memória deu a conhecer recentemente o calendário de actividades para o ano 2025, a primeira das quais já este sábado, 18 de Janeiro, pelas 15h00, na Junta de Freguesia, a conferência “O Vale de Santarém na História da Revolução de Santarém de 1919”, com intervenções de Jéssica Vassalo, João Inglez e Manuel Sá.

”Esta sessão sobre ‘A Revolta de Santarém’, onde foi morto, no Vale de Santarém, o Alferes Aguiar, que por isso tem nome na nossa toponímia, vai debruçar-se sobre o contexto social e político que Portugal atravessava, vai explicar o que foi a Revolta de Santarém de 1919, quais eram as exigências dos revoltosos, quem foram os protagonistas, que armas estavam em presença e q qual foi o papel do Vale de Santarém e a reacção da população”, explicou Manuel Sá, presidente da Associação ao Correio do Ribatejo.

Seguir-se-á, a 15 de Fevereiro a conferência temática: “O Vale de Santarém face às alterações climáticas”.

Já em Março, dia 29, será lançado o livro “À Sombra do Pinheiro das Areias – História do Vale de Santarém”, de Francisco Martins Guerra. 

Segue-se em Abril uma mostra de objectos e outras memórias do Vale de Santarém.

Maio levará o jazz, dia 24, à Sociedade Recreativa Operária local e a 21 de Junho terá lugar novo lançamento de livro, desta feita, “Personalidades históricas do Vale de Santarém”, de Arménio Gomes, no âmbito das comemorações da elevação do Vale a Vila. 

No fim-de-semana seguinte será levada á cena a peça ‘Wenceslau Pinto’, com estreia dia 27, pelas 21h00, na SRO.

O dia 12 de Julho será reservado ao Associativismo do Vale de Santarém, no 50.º Festival de Folclore, numa realização inter-associações, com coordenação do Rancho Folclórico e em Setembro, dia 20, será o Dia dos Autores do Vale de Santarém, com mesa redonda e venda de livros.

A 18 de Outubro de 2025 será prestada homenagem ao Dr. Almeida Gonçalves e a 8 de Novembro serão recordadas as tabernas do Vale de Santarém numa parceria com a SRO.

Já na recta final da programação prevista para este ano e sujeita ainda a alterações e acrescentos, nos dias 21 a 23 de Novembro a SRO recebe a ópera cómica “Gianni Schicchi”, de Giacomo Puccini. 

Por definir estão as datas de três espectáculos da peça “Salgueiro Maia” e a apresentação da peça “Wenceslau Pinto”, em Meruge, Oliveira do Hospital e Casa Pia de Lisboa.

Leia também...

Rio Maior debate papel do concelho no 25 de Novembro de 1975

A Câmara de Rio Maior vai realizar, na quinta-feira, um debate para “procurar esclarecer o papel simbólico e efectivo” do concelho “para a instituição…

Círculo Cultural Scalabitano assinala 64 anos de vida

  O Círculo Cultural Scalabitano assinalou ontem, quinta-feira, dia 22 de Novembro, os seus 64 anos de vida com uma conferência da presidente da…

Ruínas do Castelo de Alcanede passam para a gestão da Câmara de Santarém

As ruínas do Castelo de Alcanede vão passar para a gestão do Município de Santarém, sendo assinado, esta terça-feira, 15 de Março, o auto…

Papel da cultura nos 150 anos da cidade de Santarém em debate no Palácio Landal

As dinâmicas culturais de Santarém nos últimos 150 anos vão ser tema para um debate a realizar no próximo sábado à tarde no Palácio…