Para assinalar o “Dia Mundial da Diabetes”, que se comemora a 14 de novembro, o Núcleo de Santarém da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) organizou em Santarém a sexta edição do encontro nacional no sábado, 11 de novembro, na Casa do Campino, que reuniu mais de 100 pessoas, numa partilha de conhecimento e de experiências sobre a Doença e de como lidar com os Diabéticos.

Diogo Gomes, Vereador da Câmara Municipal de Santarém (CMS) com o Pelouro da Saúde, Beatriz Martins, Vereadora da CMS, Diamantino Duarte, Presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, e Maria Elisabete Filipe, Chefe da Divisão de Ação Social e Saúde CMS, Daniela Guerra, Vice-presidente da AJDP, e Alexandre Silva, da Direção da AJDP, marcaram presença no evento que teve como como objetivo desmistificar esta patologia e promover a partilha e a promoção de uma vida saudável.

Para o efeito, a AJDP promoveu várias conversas e workshops com especialistas que vieram até Santarém para partilharem conhecimento sobre a Diabetes: “Leituras Doces”, para descomplicar a diabetes, teve a apresentação dos livros “O Doce Mundo da Rita” de Paula Klose e Tiago Klose, e “Diana, uma fada especial”, de Susana Sousa.

Foi apresentada a aplicação móvel “FreeStyle Libre 2”, seguida por um workshop gastronómico “Diabetes na Cozinha”, que teve lugar ao fim da manhã. No período da tarde houve lugar a uma conversa sobre crescer com a temática: “Sexualidade, álcool… – Pais dum lado e Filhos do outro…”. As temáticas “Superação com DT1” e “Saúde Mental na DT1” foram também dois dos principais momentos do Encontro.

Leia também...

Lotação Esgotada na Sessão do “Cinema na Praça” no Cartaxo

A Praça 15 de Dezembro, no Cartaxo, transformou-se numa sala de cinema…

Biblioteca Municipal de Torres Novas comemora Dia do Autor Português

Por ocasião do Dia do Autor Português, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto…

Indústria lidera em volume de negócios no distrito de Santarém – consultora

Apenas 9% das empresas do distrito de Santarém são indústrias, mas o…

Quero deixar sementes para o futuro de Santarém

Numa altura em que o país está a desconfinar lenta e cautelosamente,…