O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lezíria reforçou os horários nos Atendimentos Complementares (AC) de Santarém, Coruche, Cartaxo e Rio Maior, para “dar uma resposta mais alargada” num período festivo e de patologias próprias desta época do ano.

Em comunicado enviado hoje à Lusa, o director executivo do ACES Lezíria, Hugo de Sousa, sublinha que os AC se destinam a pessoas com doença súbita que necessitem de resposta médica e/ou de enfermagem imediata fora do horário de funcionamento das unidades de saúde onde se encontram inscritas.

Para estas situações, o ACES Lezíria “ajustou os recursos disponíveis em cada concelho às necessidades da população”, tendo em conta a época festiva e a atual situação epidemiológica da gripe e outras patologias próprias do outono/inverno, afirma.

Assim, desde o passado dia 10, foram reforçados os horários de atendimento nos AC de Coruche (que funciona diariamente das 08:00 às 20:00, incluindo aos fins de semana e feriados) e de Santarém, Cartaxo e Rio Maior, que passaram a funcionar aos sábados e domingos das 09:00 às 16:00 e aos feriados das 09:00 às 14:00.

Os utentes com doença aguda sem necessidade de resposta imediata devem recorrer às suas unidades de saúde, que farão o devido encaminhamento, acrescenta.

Hugo Sousa salienta que, nas situações de doença aguda, os utentes devem primeiramente ligar para a Linha SNS24, “para um atendimento mais célere e para triagem, aconselhamento e encaminhamento adequado a cada situação”.

Os AC com horário alargado situam-se na Rua António Bastos (Santarém), na Avenida de Portugal (Rio Maior), na Estrada da Lamarosa (Coruche) e na Rua do Progresso (Cartaxo).

Leia também...

RUTIS conclui Projecto Europeu DIGITALISE ME

A RUTIS, sedeada em Almeirim, concluiu o projecto Digitalise me. Este projecto criou um conjunto de materiais de aprendizagem para melhorar as competências de…

​Crise inflacionista e guerra na Ucrânia colocam travão aos investimentos

Municípios da região com orçamentos cautelosos face a conjuntura “difícil e imprevisível” O ano de 2023 poderá ser ainda mais difícil para as famílias,…

Furto em loja no centro histórico de Santarém com funcionários no interior

Mais um assalto em plena luz do dia a um estabelecimento em Santarém. O correio do Ribatejo tem imagens exclusivas da forma como dois assaltantes…

Projecto ‘Máscaras de Afectos’ em Abrã cria máscaras para IPSS da região

O Centro Social de Santa Margarida da Abrã, na freguesia de Abrã, concelho de Santarém, criou o projecto social ‘Máscaras de Afectos’, uma iniciativa…