É já nos dias 6, 7 e 8 de Maio que que se realiza a décima sexta edição da ÁVINHO-Festa do Vinho e das Adegas, em Aveiras de Cima, no Concelho de Azambuja.

O evento é já uma tradição em toda a região e afirma-se como a festa do vinho das mais castiças do país. Após dois anos a ser festejada em formato online, volta agora em força às ruas de Aveiras de Cima, que irá celebrar os excelentes néctares da colheira 2021.

A abertura desta edição contará com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática – Duarte Cordeiro. A organização da ÁVINHO é uma parceria entre a Câmara Municipal de Azambuja, a Junta de Freguesia de Aveiras de Cima e a “Associação Vila Museu do Vinho”.

Por apenas 2,50 euros, o visitante adquire uma caneca de barro alusiva ao evento – que levará como recordação – e tem acesso a provar, gratuitamente, todos os vinhos de mais de uma dúzia de vitivinicultores participantes na festa. Estes homens e mulheres abrem as suas portas, a todos, com a arte de bem receber, e partilham muitos segredos do bom vinho ribatejano que produzem.

A nível musical, a edição deste ano terá como cabeças de cartaz o grupo Anjos, na sexta-feira às 23h00, e o cantor David Antunes, no sábado também às 23h00.

Além da constante animação com bandinhas de rua, destaque para o fado amador itinerante pelas diversas adegas, na sexta à noite, e para o desfile etnográfico “O Ciclo do Vinho”, às quatro da tarde de sábado. As varandas e fachadas enfeitadas sob o tema do vinho, fruto do envolvimento da população local, são outro atrativo da festa. Recorde-se que todas as atividades da Ávinho têm entrada livre.

O arranque oficial do evento terá lugar às 18h00, na Praça da República, e terá como convidado de honra o Ministro do Ambiente e da Ação Climática – Duarte Cordeiro. Na cerimónia de inauguração, serão anunciados os grandes vencedores do 39º Concurso de Vinhos do Concelho de Azambuja. Na visita inaugural às ruas da ÁVINHO, haverá a tradicional oferta (só neste dia) de febras, pão e vinho. A noite começa com o fado amador nas adegas, a partir das 21h00, e prossegue com a atuação da dupla musical formada pelos irmãos Rosado – Anjos e a sua banda, no Palco da República, pelas 23h00. A partir da uma da manhã, as madrugadas de sexta para sábado e de sábado para domingo serão preenchidas com a música de vários DJs.

Do programa do primeiro dia, destaca-se, ainda, a realização de uma prova comentada de vinhos Bathoreu, que terá lugar na Adega Batoréu, às 20h00.

No sábado, às 16h00, as ruas de Aveiras de Cima são invadidas por centenas de visitantes para ver passar os grupos e carros alegóricos com a demonstração das diversas fases do “Ciclo do Vinho”, desde a plantação do bacelo até à prova do vinho na taberna. Uma grande manifestação cultural com a participação dos diversos grupos folclóricos do Concelho de Azambuja. A partir das 18h00, o grupo Cantares de Sempre de Aveiras de Cima e mais duas bandinhas continuarão a animar todo o espaço público do evento até às onze da noite, hora em que o enérgico cantor ribatejano David Antunes subirá ao Palco da República, certamente, para mais um grande concerto!

No último dia, domingo, as portas das adegas reabrem-se às três da tarde para novas provas. Uma hora depois, o Largo da República volta a atrair as atenções, com a entrega de prémios às melhores ornamentações, seguida de uma recriação etnográfica sobre as brincadeiras de outros tempos intitulada “Jogos Tradicionais”, com a participação dos ranchos folclóricos das Casas do Povo de Aveiras de Cima e de Alcoentre, dos Camponeses de Vale do Brejo, Danças e Cantares de Vale do Paraíso, o Rancho Folclórico Ceifeiras e Campinos de Azambuja, o Grupo Tradicional “Os Casaleiros” dos Casais dos Britos e a Associação Terra Velhinha. Pelas 18h00, a tradicional arruada da banda da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima marcará o encerramento da décima sexta edição da ÁVINHO.

Não faltam, assim, motivos para visitar Aveiras de Cima – “Vila Museu do Vinho”, terra de grandes tradições vitivinícolas.

Leia também...

Dia Mundial da Doença de Alzheimer assinalado em Santarém

Sob o lema “Porque a memória é de todos”, a associação Alzheimer…

Tancos: Detidos elementos da PJ militar e da GNR

A polícia Judiciária deteve hoje militares da Polícia Judiciária Militar e da…

Empresa de Santarém que adaptou produção à área hospitalar cresceu

A TrimNW, empresa de Santarém que em Março de 2020 converteu algumas…
Foto ilustrativa

Onze armas e mais de duas mil munições apreendidas em Santarém

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu na sexta-feira onze armas e mais…