O Município de Azambuja está a participar no 3º Fórum Ibérico do Tejo, que decorre desde ontem na cidade de Toledo, em Espanha, organizado pelo município local.

A autarquia está a ser representada pelo vereador responsável pelos pelouros do Ambiente e das Águas e Saneamento – Silvino Lúcio, acompanhado pelo chefe da Divisão de Infraestruturas e Obras Municipais. Esta participação evidencia a importância que Azambuja dá ao Rio Tejo como património natural do concelho e como recurso turístico e económico fundamental, que o município pretende valorizar e promover cada vez mais.

Nestes dois dias de trabalhos, repete-se a crítica à política de transvases que as autoridades espanholas ainda não corrigiram e que, muitas vezes, continuam a privar o Tejo dos designados “caudais ecológicos”. Voltou, igualmente, a ouvir-se a preocupação quanto ao atraso nas medidas efectivas de protecção do rio e de promoção do seu papel ambiental e cultural para as inúmeras comunidades humanas que vivem ao longo do seu curso.

Pela parte portuguesa, este fórum conta com os contributos de especialistas universitários como Carmo Rodrigues e Pedro Teiga, bem como de Paulo Constantino – em representação do movimento ProTejo, e de João Serrano – da Confraria Ibérica do Tejo. Esta iniciativa dá sequência aos dois fóruns realizados em Portugal, o último em Vila Franca de Xira no ano 2016.

Leia também...

“Sardet não está Só” com André Sardet e João Só no Cineteatro S. João

O Cineteatro São João recebe, no próximo dia 20 de Junho, o…

Centro Ciência Viva celebra Semana da Ciência & Tecnologia

O Centro de Ciência Viva (CCV) do Alviela, em Alcanena, vai celebrar…

Festival da Biodiversidade traz várias actividades e espectáculos aos Olhos d’Água

A terceira edição do Festival da Biodiversidade Observacarso começa sábado no Complexo…
Foto de arquivo

Materiais Diversos com apoio para alargar programação a públicos com deficiência

A associação Materiais Diversos (MD) vai ser apoiada em 2021 pelo programa…